A Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco e o Grupo Curumim participam nesta quinta-feira, (18), às 14h, da audiência pública “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, proposta pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, no Auditório Sérgio Guerra, Anexo I, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), das 14h às 16h.
A audiência contará com a presença de representantes da sociedade civil e do governo para debater sobre a temática, a importância do conhecimento e conscientização sobre este dia, que, este ano, marca os 50 anos do assassinato de Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada e os criminosos continuam impunes.
Após o audiência, os presentes seguirão em caminhada em direção ao Palácio do Campo das Princesas para entregar uma carta elaborada pelas instituições da sociedade civil que compõem a Rede de Enfrentamento à Governadora, com o objetivo de apresentar pontos importantes para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em Pernambuco.
As ações da campanha do dia 18 de Maio, que este ano seguem com o tema “Oxente, Pernambuco! Faça bonito contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, têm por objetivo denunciar a invisibilidade dos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Estado e sensibilizar Governo e Sociedade sobre a importância dos Plano de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes, Estadual e Municipais, a fim de estabelecer um conjunto de ações articuladas que permitam intervenções técnicas, política e financeira para o enfrentamento da violência sexual contra as crianças e os adolescentes do Estado de Pernambuco.
Para a Rede de Enfrentamento a invisibilidade das vítimas de violência sexual, sobretudo da exploração sexual é um fato nos dias de hoje. Além disso, é necessário pensar a construção do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual. “A campanha do 18 de Maio convida a sociedade a abrir seus olhos sobre esta situação. Um dos grandes desafios do enfrentamento é a cultura do silêncio e a tolerância social diante dos abusos que acontecem no ambiente doméstico. Pode-se dizer, inclusive, que há uma culpabilização da vítima e, quiçá, uma conivência de quem deveria defender e proteger as crianças e os adolescentes”, alertou a articulação que é pioneira no Brasil.
Serviço:
Audiência Pública “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, proposta pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular
Data: Quinta-feira, 18 de maio de 2023.
Horário: 14h
Local: Assembleia Legislativa de Pernambuco
Caminhada da Rede de Enfrentamento
Data: Quinta-feira, 18 de maio de 2023.
Concentração: 15h
Saída: Alepe
Contatos:
Mariama Oliveira (Comunicação) – 99402.0534 – mariamaoliveira@gmail.com
Rafael Negrão (Comunicação) – 99511-1987 – rafaelnegrao.assessoria@gmail.com