
Durante toda esta semana, os Centros TEA das Unidades Públicas de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, no Ibura, e Dr. Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, estão promovendo uma série de atividades especiais voltadas aos pacientes atendidos pelos serviços, que são ligados à Secretaria de Saúde do Recife (SESAU). As ações marcam as comemorações do Dia das Crianças nas unidades.
Na UPA-E Mustardinha, as atividades seguem até sexta-feira (17/10) e incluem sessões de cinema, oficinas de artes, jogos e momentos de confraternização. Com o tema “Pequenos Grandes Mundos”, a iniciativa busca reforçar a importância do direito de brincar, se divertir e, principalmente, garantir a inclusão das crianças neurodivergentes.
“Precisamos fortalecer o entendimento de que crianças neurodivergentes podem e devem ser incluídas. Mas é fundamental que as comemorações sejam adaptadas às suas necessidades sensoriais e de comunicação, para que possam aproveitar de forma confortável e segura. A diversão pode acontecer de diferentes formas. O importante é respeitar o jeito único de cada criança se expressar e se divertir”, explica a psicopedagoga da UPA-E Mustardinha, Adriana Lago.
Nesta sexta (17), o encerramento das atividades na UPA-E Mustardinha será com um grande festa para os pequenos, com apresentação de bonecos e todos trajados a rigor, com meia maluca. O encontro ainda terá um momento de dança e lembrancinha para os pacientes.
Já na UPA-E Ibura, as atividades começaram na última quarta-feira (08.10) e seguem até o dia 21 de outubro. Ao longo do mês, estão sendo realizadas oficinas de brinquedos com materiais reciclados, oficinas de massinha de modelar, musicoterapia, caça ao tesouro, vivências lúdicas e sessões de cinema.
“Toda a programação foi pensada e planejada com foco no desenvolvimento integral das crianças e na promoção de um ambiente acolhedor, inclusivo e cheio de afeto. São atividades que estimulam o autocuidado, a criatividade, a motricidade, a resolução de problemas e a socialização”, destaca a terapeuta ocupacional da UPA-E Ibura, Nancy Correia.