A nova prefeita eleita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom (PSDB), juntamente com o seu vice-prefeito, Rostand Negromonte (PODE), está conduzindo os preparativos para assumir o cargo em janeiro, e sua equipe de transição já está em pleno funcionamento. A prioridade do grupo é garantir uma passagem de governo tranquila e garantir a continuidade dos serviços essenciais, como coleta de lixo, transporte escolar e assistência à saúde, além de resolver questões financeiras pendentes.
Com a vitória nas urnas, a gestora municipal – conhecida por sua atuação no empreendedorismo local – tem o desafio de promover melhorias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. O processo de transição, segundo equipe escalada por ela, tem como foco inicial o levantamento de dados fiscais e administrativos do município.
“Já elencamos os assuntos que vamos tratar nessa comissão de transição e as requisições a serem solicitadas ao gestor atual, abrangendo todas as áreas: fiscal, orçamentária, patrimonial e previdenciária. Precisamos garantir que a gestão não sofra solução de continuidade”, destacou um representante da equipe de transição. “Estamos tratando disso com total prioridade e celeridade para que os serviços públicos essenciais não sejam prejudicados”, afirmou o porta-voz.
O processo de transição é regido por lei, o que obriga o atual gestor a fornecer informações sobre a situação financeira e operacional da administração. A equipe da nova chefe do executivo municipal já realizou sua segunda reunião na noite desta terça-feira (15), e está no aguardo dos representantes nomeados pela administração atual, que deve ser divulgado nos próximos dias, em portaria do Diário Oficial do Município. O grupo de transição da nova gestão municipal, que inclui especialistas contábeis, jurídicos e fiscais, busca reunir todos os dados antes do dia 31 de dezembro, véspera do início do governo da nova prefeita.
Entre os pontos críticos que estão sendo analisados pela equipe técnica montado pela prefeita eleita, estão as dívidas consolidadas, os restos a pagar e as pendências previdenciárias, elementos que serão fundamentais para nortear as primeiras ações da nova gestão. “Precisamos desses dados para garantir que serviços como a recolha de lixo, transporte de alunos e doentes, além da merenda escolar, continuem sem interrupção”, acrescentou, reservadamente, um dos integrantes da comissão .
Além da manutenção dos serviços públicos, a equipe liderada pela prefeita Aninha da Ferbom também trabalha para obter uma visão clara das finanças municipais, a fim de garantir um início de governo eficiente e com bases sólidas. “Estamos verificando todos os dados para montar a nova equipe e acelerar a continuidade dos serviços essenciais”, explicou.
Com a posse marcada para janeiro, Aninha da Ferbom promete implementar projetos estruturantes que estimulem o desenvolvimento econômico local e fortaleçam a rede de saúde e educação, seguindo à risca seu Plano de Governo apresentado no pleito eleitoral. Durante sua campanha, recebeu o apoio da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que destacou sua capacidade de liderança e comprometimento com o município.
Nos bastidores, há grande expectativa sobre o primeiro escalonamento do governo, que deverá ser anunciado oficialmente até o fim de dezembro. Especialistas políticos indicam que a nova prefeita deverá incluir um secretariado técnico, inclusive, com a proposta de priorizar um secretariado com paridade de gênero, nomes com experiência e reconhecimento em Nazaré da Mata, em vez de focar em alianças políticas tradicionais.