Com pouco mais de uma semana do lançamento do voo Recife-Santiago, o Governo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), amplia sua conexão e anuncia mais um voo internacional para a cidade de Assunção, capital do Paraguai. A novidade fortalece e consolida Pernambuco como um destino estratégico no Mercosul. Com capacidade para 136 passageiros, a aeronave Embraer E-2 fará a rota que terá frequência semanal, aos domingos.
“Hoje, com muita alegria, inauguramos mais uma rota internacional inédita no Norte-Nordeste, conectando Pernambuco ao Paraguai. Queremos agradecer a parceria com Azul, que tem acreditado no turismo pernambucano. Vamos trabalhar para aumentar as conexões internacionais, que antes do início da gestão eram três, agora passou para sete e que em breve teremos novidades”, declarou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
A cerimônia de inauguração aconteceu no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e contou com o tradicional corte de fita antes do embarque dos passageiros. Participaram do evento Tomé Franca, secretário nacional de Aviação Civil; Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais; Paulo Nery, secretário de Turismo do Estado de Pernambuco; Eduardo Loyo, presidente da Empetur; Joaquín Rodríguez, diretor-geral de Aeroportos da Aena Brasil; Diego Moretti, diretor do Aeroporto Internacional do Recife e Otaviano Maroja, representando o Trade Turístico.
“Temos muitos motivos pra comemorar. Nesse mês começamos dois voos internacionais. Na sexta-feira passada, dia 6, iniciamos o voo direto Recife-Santiago. Hoje, iniciamos a rota Recife – Assunção. Esse tipo de conexão tem um impacto muito positivo na vinda de turistas para Pernambuco, que tem se fortalecido cada vez mais no setor turístico. Quando a conexão não é atrativa, surge a dúvida sobre qual destino escolher, o que torna ainda mais importante a oferta de voos diretos. Neste ano, já observamos um aumento no número de passageiros e devemos superar a marca de 9,6 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de quase 7% em relação ao ano passado. Durante a alta temporada, Pernambuco conta atualmente com oito ligações internacionais”, Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.
Com duração média de 4h25, a ligação entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, e o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, ocorre uma vez por semana, aos domingos. A aeronave Embraer E-2, com capacidade para 136 passageiros, realizará a rota. Além do voo para Santiago, o Aeroporto do Recife já conta com destinos como Lisboa, Montevidéu, Buenos Aires, Fort Lauderdale, Orlando e Santiago.
O Aeroporto Internacional do Recife é, hoje, o principal hub da Azul no Nordeste e o terceiro no Brasil. O aeroporto de Recife conecta a cidade e o interior do estado, além de toda a região do Nordeste e, nesse período de alta temporada, também conta com conexão com todas as capitais brasileiras, a primeira vez que isso acontece com um estado da região.
O Aeroporto Internacional dos Guararapes espera movimentar 6953 voos, entre pousos e decolagens, em dezembro de 2024. Um aumento de 12% em relação ao mês anterior. Este número representa um crescimento de 7,5% em relação a dezembro de 2019, ano anterior à pandemia. Sendo assim, a malha aérea segue a tendência de crescimento dos últimos dois anos.
No domingo (6), os passageiros que chegarem no voo Assunção/Recife serão recepcionados no desembarque por uma orquestra de frevo e passistas. Ao atravessarem o portão, receberão um Passaporte Pernambuco, versão espanhol, junto com uma bolsa estampada com diversas imagens dos pontos turísticos do estado.