A Alepe sediou, nesta segunda-feira (9), o lançamento da biografia “O estilo Marco Maciel”. De autoria do jornalista Magno Martins, o livro narra a trajetória e os bastidores da vida política do ex-vice-presidente da República, que faleceu aos 80 anos, em 2021. A publicação já teve dois lançamentos: um na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro; e outro no Senado, em Brasília.
“Em Pernambuco, a Alepe foi escolhida por Marco Maciel ter tido seu primeiro mandato aqui, em 1966. Como há pouca literatura sobre ele, decidi documentar sua história para apresentar a toda essa nova geração que não o conhece. Ele era um homem de estatura nacional, mas que sempre esteve com a cabeça em Pernambuco, estado que ele tinha grande paixão”, disse o autor da obra.
Na fila de autógrafos, que ocupou todo o hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, autoridades, amigos, jornalistas e fiéis admiradores do biografado. Entre os presentes, estavam o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e os parlamentares Antônio Moraes (PP), Francismar Pontes (PSB), Eriberto Filho (PSB), Isaías Regis (PSDB), Mário Ricardo (Republicanos), Joaquim Lira (PV), João de Nadegi (PV) e Diogo Moraes (PSB).
“Marco Maciel é um homem que faz falta muita na política. Ele é um exemplo a ser seguido não só em Pernambuco, como no Brasil todo. Foi um político que ocupou vários cargos e nunca teve sua imagem maculada. Esse livro é muito bom para que futuras gerações conheçam a vida de uma pessoa honesta e íntegra como ele foi”, disse o presidente do Poder Legislativo Estadual.
Representando a família, a irmã do homenageado, Lúcia Maciel agradeceu a publicação da biografia e ressaltou a importância dele para política nacional. “Estou muito feliz porque Magno Martins fez uma obra prima sobre Marco Maciel. Está retratado nesse livro tudo o que realmente ele tinha de qualidade não só como político exemplar, mas como pai, marido e irmão amoroso”, disse ela.
Marcaram presença ainda: Teresa Dueire (ex-conselheira do TCE-PE); os ex-deputados José Maurício, Bruno Rodrigues e Maurício Rands; os ex-vereadores do Recife Geralda Farias e Roberto Andrade; o ex-senador Armando Monteiro; José Neto (Banco do Nordeste); Aline Mariano (vereadora do Recife), Eduardo Loyo (presidente da Empetur); e o veterano jornalista Ângelo Castelo Branco.