O Instituto Primeira Infância Plantar Amor (Pipa) irá realizar uma série de ações em comemoração ao mês do livro, em parceria com o Compaz Dom Helder Câmara, no bairro do Coque, em Recife. A programação acontece nesta terça-feira (18), a partir das 07h da manhã, e planeja trazer mais vida e alegria para o ambiente, valorizando a cultura local e incentivando a criatividade e o envolvimento das crianças e jovens com a leitura e a arte urbana.
O foco da campanha é estimular a contação de histórias entre cuidadores e filhos, promovendo a criação de vínculos e o desenvolvimento infantil por meio da escuta, da atenção, concentração, imaginação e ludicidade da criança. A ação faz parte do projeto PipaTerritório, que possui um olhar ampliado para o ecossistema da comunidade, envolvendo outros agentes no impacto do desenvolvimento infantil, como a família, a vizinhança e os negócios do bairro.
Entre as ações de conscientização, estão a pintura de uma parede com mensagens de incentivo à leitura, a doação de livros para a comunidade e a criação de cartazes com campanhas educativas que serão espalhados nos comércios do bairro, como padarias, mercadinhos e lugares estratégicos, como no próprio Compaz, escolas, creches e associações da comunidade.
Segundo Rogério Morais, diretor-executivo do Instituto Pipa, a campanha tem um papel importante na democratização da leitura e visa incentivar a criatividade e o envolvimento das crianças e jovens com a arte urbana. “A atividade promete ser uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os envolvidos. O incentivo à leitura, como a prática de contação de histórias, é uma das estratégias mais simples e efetivas de criação de vínculos entre os familiares e suas crianças para o desenvolvimento infantil”, completa Morais.
Além disso, o Pipa Território é um programa de desenvolvimento focado no investimento na primeira infância em comunidades carentes de Pernambuco, que inclui ações para envolver a comunidade no apoio ao desenvolvimento infantil, utilizando espaços da própria comunidade. O projeto já atende mais de 50 famílias inscritas no programa Mãe Coruja Recife, no Compaz Dom Helder Câmara.
Fonte: Diário de Pernambuco