Em ano eleitoral vale dizer que o povo ainda acredita, mas tem gente na política que abusa dessa boa-fé do povo.
E o povo acredita porque sabe que a política é a única forma que sua cidade e os serviços que atendem a população podem funcionar mais próximo e mais rápido, mas nesse meio caminho existem pessoas na política que meio que abusa dessa boa-fé do povo.
O que dizer de uma cidade imaginária, onde, por exemplo, o prefeito não oferta merenda boa para as crianças, mas vai à escola fazer publicidade comendo caviar. Reforma escola e faz inauguração de reforma como se fosse obra nova. Vive nas redes de comunicação dizendo que a cidade vai bem enquanto o povo não tem remédio, não tem médico e passa meses e meses para fazer um exame específico? O que quer um prefeito assim?
Nessas situações, é nítido que o povo dessa cidade imaginária não é levado a sério, aliás, nem a própria gestão se leva a sério. Para piorar para o povo, esse prefeito imaginário é rodeado de “babões” que só o elogia devido aos seus salários, e esses funcionários vivem em redes sociais dizendo que o ruim é bom e que “chuva é sol”, afinal, são pagos para isso, iludir o povo que paga esses seus generosos salários, e é triste saber que cidades imaginárias como essa do exemplo existem Brasil afora.
Mesmo com pessoas na política que tem esse formato de tratar política, sem projeto, sem ideias, sem entregas à população, o povo ainda sim tem esperança, claro, não nesse “prefeitinho” do exemplo, mas sempre surgem pessoas que realmente levam a política e o eleitor a sério, e por isso a cada eleição a esperança se renova em novas pessoas que surgem ou em pessoas que já foram prefeitos e estão voltando, pois esses que estão muitas vezes voltando já fizeram, entregaram e pretendem entregar mais obras que ajudam ao povo.
A esperança se renova no coração das pessoas que viram, sabem que se acreditarem em determinados políticos eles vão lá e fazem. Por isso o povo renova suas expectativas a cada eleição, acreditando que poderá mudar sua cidade através de seu preciso voto, mas é uma pena que ainda tenha político que tudo que ele não quer é ajudar aqueles que mais precisam, e tem no seu coração e no seu sentimento outros sentidos e vontades que passa longe de ajudar a cidade e seus munícipes.
Mas o povo também, a cada eleição, renova não só a esperança, tem em suas mãos a oportunidade de renovar os prefeitos e prefeitas e esse ano não será diferente. Quem preferiu fazer do povo plateia de mentiras e enrolação, tenho certeza que será este mesmo povo que “varrerá” esse ou essa da prefeitura e da história de suas respectivas cidades.
Por Carllos Nascimento