O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu a juíza Valéria Bezerra Pereira Wanderley ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento. Na mesma ocasião, o juiz Paulo Roberto Alves da Silva foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade. As escolhas ocorreram nesta terça-feira (19/12) em sessão realizada no Palácio da Justiça, no Recife, presidida pelo desembargador-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
Titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, a juíza Valéria Wanderley foi eleita desembargadora ao estar presente pela terceira vez consecutiva na lista tríplice de promoção por merecimento. A magistrada assume o cargo vago em razão da aposentadoria do desembargador Leopoldo Raposo, sendo a primeira juíza de carreira a alcançar o posto. “Para o Tribunal, eu acho que é um marco ter a primeira mulher eleita por merecimento. É uma nova era no Tribunal”, destacou.
A posse da desembargadora Valéria Wanderley acontece às 9h desta quarta-feira (20/12), no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife. Na mesma votação que elegeu a magistrada, o juiz André Rosa passou a figurar na lista tríplice por merecimento pela segunda vez consecutiva; e o juiz Élio Braz Mendes aparece pela primeira vez na listagem. A relatoria do voto que formou a lista foi do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto.
Pelo critério de antiguidade, o juiz Paulo Roberto Alves da Silva foi promovido a desembargador na mesma sessão do Pleno do TJPE desta terça. O magistrado assume o cargo em virtude da aposentadoria do desembargador Antônio Carlos Alves da Silva. “Estou chegando ao Tribunal, e a responsabilidade, que já é grande na atuação como juiz, só aumenta. Fico feliz, emocionado e ciente de que a responsabilidade é bem maior”, reforçou.
A posse do desembargador Paulo Roberto está agendada para esta quinta-feira (21/12), às 11h30, também no Salão Nobre do Palácio da Justiça, área central do Recife, no bairro de Santo Antônio. O magistrado era titular do 11º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Capital.
Mais – Em outra votação do Pleno nesta terça, o desembargador Humberto Vasconcelos foi eleito desembargador eleitoral substituto na classe desembargador. Além do TJPE, o magistrado irá compor a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).