A Prefeitura de Olinda segue com a execução de obras de contenção de encostas, em diversos pontos já mapeados na cidade. A ação tem como foco a melhoria na qualidade de vida da população, evitando transtorno, além de garantir a segurança e integridade. Nesta terceira etapa da força-tarefa, que conta com parceria da União, por meio do Ministério das Cidades, a liberação dos recursos já foi autorizada. A operação compreende um investimento total na ordem de R$ 50 milhões, sendo cerca de R$ 8,5 milhões apenas nesta fase, com a perspectiva de beneficiar mais de 3,2 mil famílias olindenses.
As ações compreendem a construção de 24 muros de arrimo, distribuídos em nove localidades. Entre os pontos beneficiados estão Caixa D’Água, incluindo as ruas Primeira e Segunda Travessa Jangada e Rua Antônio Valença; Alto da Bondade, nas ruas da Linha, Londres e Bermudas; Sapucaia, na Rua da Divisa; Sapucaia de Dentro, na Rua Segunda Travessa da Malásia; Alto da Mina, Rua São José de Egito; o bairro da Tabajara, na Rua Espinheiro; e, ainda, a Avenida da Saudade, no Guadalupe. Alguns pontos já se encontram em fase de conclusão, tendo os serviços acompanhados de perto pelos cidadãos.
Para além desta ação, que foca também a prevenção de enchentes e alagamentos ocasionados pelas chuvas, o trabalho de orientação e acolhimento de centenas de famílias, que ocupam as áreas de morros, segue sistematicamente em execução em Olinda. A Defesa Civil do município permanece em atividade com a operação “Arrumando as Barreiras”, que consiste em minimizar transtornos para a população e coibir possíveis riscos de deslizamentos.
“Permanecemos em constante diálogo com os moradores, líderes comunitários e todos que integram o circuito monitorado, desobstruindo as rotas e, junto com as equipes sociais, promovendo a devida orientação”, reforça o secretário executivo de Defesa Civil de Olinda Valdy Oliveira. Segundo o gestor, as tratativas para a captação de recursos devem prosseguir, com o início de novas obras ainda neste trimestre.