Olinda sediou na manhã desta quarta-feira (10) o fórum dos Gestores Municipais de Cultura da Região Metropolitana do Recife. O encontro aconteceu no Mercado Eufrásio Barbosa e teve como foco, criar diretrizes para repasse dos recursos da Lei Paulo Gustavo de forma desburocratizada em toda região.
A Lei Paulo Gustavo (LPG) injetará mais de três milhões de reais na cadeia produtiva da cultura e do audiovisual do município. Pela lei, quase oitenta por cento do valor deve ser aplicado em ações voltadas ao audiovisual e o restante nas demais áreas da cultura. Isso porque a maior fatia vem de dinheiro parado no Fundo do Setor Audiovisual (FSA).
Na próxima semana, a Secretaria de Cultura irá abrir escutas públicas visando ouvir produtores, artistas, grupos e coletivos culturais para desenvolver mecanismos facilitados para o repasse dos valores, considerando as necessidades e gargalos de cada linguagem artística, no contexto apresentado na cidade.
No encontro, Olinda foi representada pelo Secretário Executivo municipal de Cultura, Rodrigo Silva e do diretor da pasta, Alexandre Miranda. Também participaram do encontro representantes dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Itapissuma, Itamaracá, Camaragibe, Ipojuca, Araçoiaba, São Lourenço da Mata e Moreno.