Rua Bogotá, em Sapucaia.Os investimentos em infraestrutura executados pela Prefeitura de Olinda desde 2017 fizeram o município subir 15 posições no ranking nacional do saneamento básico, a maior evolução no estado de Pernambuco. O estudo foi elaborado pelo Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país e divulgado no final do mês de março.
A Marim dos Caetés subiu da 80ª posição para a 65ª entre os 100 municípios mais populosos do Brasil. Nas cidades que integram a Região Metropolitana do Recife, é a segunda com o melhor saneamento.
A ascensão de Olinda começa a partir de 2019, com o foco da Gestão Municipal em obras de drenagem, rede de água, esgoto e pavimentação em mais de 150 ruas. Como o estudo divulgado compilou dados até 2021, não entraram dados de obras significativas em Caixa D’Água e, principalmente, do Projeto Vida Nova, nos bairros de Sapucaia e Aguazinha, que ganhou intervenções de infraestrutura em mais de 70 ruas.