Nesta quarta-feira (21), o Exército Brasileiro e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes receberam representantes da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Pernambuco (ABAV-PE) e do segmento de turismo pedagógico e receptivo. Durante a reunião, foi apresentado o potencial do Parque Histórico Nacional Guararapes para integrar a rota do turismo em Pernambuco.
Além da imponente Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e da área verde, o Parque é composto por praças, mirantes e outros atrativos. Durante o encontro de hoje, além das belezas do local e da riqueza histórica, também foi ressaltado o plano para a requalificação, que prevê a construção de vários equipamentos, tais como restaurante, arena esportiva, espaço para exposições, anfiteatro, piso tátil, banheiros e loja de artesanato. Com isso, espera-se atrair um maior número de visitantes, tanto alunos das redes de ensino pública e privada, quanto turistas.
O tenente-coronel do Exército e gestor do parque, Fábio Menezes, falou da expectativa da requalificação. “Esse é um dos pontos turísticos mais importantes de Jaboatão, pela sua rica e grande história. Nossa ideia é revitalizá-lo, por meio de parcerias com os governos municipal e estadual, além da iniciativa privada. Queremos proporcionar mais atrativos aos turistas e demais visitantes, assim como as escolas que vão retomar as vindas ao parque em breve”, explica.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer, Francisco Papaléo, falou da importância de requalificar esse importante equipamento. “A Prefeitura do Jaboatão tem feito parcerias com o Exército Brasileiro, a exemplo da realização da Festa da Pitomba, um grande evento consolidado no calendário cultural do Estado. Isso demonstra que estamos no caminho certo. O Parque Nacional Histórico Guararapes tem um enorme potencial, que possibilita fomentar o turismo e alavancar a economia local”, enfatizou o gestor.
O presidente da ABAV em Pernambuco, Marcos Teixeira, corroborou com o secretário. “Estamos felizes com o anúncio desse projeto, que irá enriquecer consideravelmente o turismo nessa região”, falou. Mercês Cavalcante, que trabalha na área de turismo pedagógico, ficou entusiasmada. “É muito importante a visitação das escolas ao parque, já que historicamente ele é muito rico. Quando a requalificação for finalizada, será maravilhoso para os estudantes visitarem esse espaço e conhecerem mais sobre a história de Pernambuco”, vislumbrou.
HISTÓRIA VIVA
O Parque Histórico Nacional Guararapes foi palco da Batalha dos Guararapes. Em seu interior encontram-se a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (1656), que será restaurada, a Praça dos Mastros, onde fica o Mirante Henrique Dias, o Bosque do Pau-Brasil e a Praça dos Canhões, onde se encontra e o mirante André Vidal de Negreiros. Nas imediações da igreja acontece, anualmente, a Festa da Pitomba. Os festejos populares seguem paralelamente às comemorações religiosas, com feira de artesanato, apresentações culturais, barracas de comidas típicas, entre outras atrações.