A saúde é uma prioridade para o município de Paudalho, localizado na Zona da Mata Norte. Com uma Rede de Saúde que engloba serviços de urgência e emergência na UPA, Centro de Parto Normal, Laboratório, Hospital Municipal, Centro de Especialidades Médicas, além de diversas Unidades Básicas de Saúde distribuídas pela cidade, o Bloco Cirúrgico, situado no Complexo Hospitalar, no Alto do Hospital, é um dos destaques em sua atuação para a população, com procedimentos de médio e grande porte.
O Bloco realiza uma média de 40 a 50 cirurgias por semana, entre elas, cirurgias de vesícula, histerectomia, hérnias, laqueadura, vasectomia, suspensão de bexiga, postectomia (fimose), perineoplastia, lipomas, entre outras.
“Nós examinamos, fazemos a triagem e avaliamos o paciente para a necessidade da cirurgia. Se tiver tudo certo, solicitamos exames, os quais são todos realizados pela prefeitura através do Laboratório Municipal e através do Centro de Especialidades Médicas”, comentou o Ricardo Lacet, cirurgião ginecologista do Bloco. “Tendo experiência em outros locais, posso dizer que a condição de saúde que existe em Paudalho só existe em municípios grandes como Recife, Jaboatão, Caruaru… por que em alguns outros municípios, apenas pela iniciativa privada, não pela municipal”.
“Eu vim fazer laqueadura, porque eu tenho uma filha de dois anos e agora que tive essa oportunidade de fazer eu aceitei. Foi ótimo porque foi tudo rápido, não demorou nada”, disse a dona de casa Maria José, que estava no Bloco, prestes a entrar na sala de cirurgia.
Para ter acesso aos serviços do Bloco Cirúrgico, é necessário que o paciente primeiro procure a Unidade Básica de Saúde para ser efetuado o encaminhamento.