Fé, tradição e cultura. Tudo isso poderá ser encontrado neste domingo (26) em um dos maiores polos de romaria do Brasil, o Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho, que receberá a tradicional romaria dos motociclistas. Com expectativa de até 15 mil romeiros, que começam chegar ainda na noite do sábado(25), a programação da romaria dos motociclistas iniciará às 10h, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz. Além da romaria dos motociclistas, o Santuário receberá no dia 3 de dezembro a tradicional romaria dos cavaleiros.
Para garantir o bem-estar dos devotos e dos comerciantes, a Prefeitura do Paudalho disponibilizará tendas de apoio, como a tenda do Plantão Social, que distribui pulseiras de identificação para crianças e realiza ações de conscientização; e a tenda da Fiscalização Agropecuária e Bem-Estar Animal, que fiscaliza e orienta a população contra maus-tratos animais. Na área de segurança, a romaria vai contar com a presença da equipe da Guarda Municipal de Paudalho, Autarquia de Trânsito de Paudalho, Polícia Rodoviária Federal, do 2º e o 20º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, Segurança Privada e Bombeiros Civis. Também serão disponibilizadas ambulâncias e a população poderá tirar suas dúvidas com a equipe do Visit Paudalho, no interior do Santuário.
O período de romaria em Paudalho iniciou no dia 3 de setembro de 2023 e finaliza no domingo que precede a Páscoa do ano de 2024. Durante esse período, o Santuário está aberto todos os dias, com novo horário de funcionamento: às segundas, o local funciona das 8h às 12h; já da terça-feira ao domingo, o horário é das 8h às 16h. Todos os domingos, os devotos contam com missa no Santuário às 10h.
Devoção
A fé em São Severino do Ramos é uma prática católica. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, Pernambuco.
Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (desativado na década de 20) onde a estátua se encontrava. O Santuário de São Severino do Ramos foi desapropriado pela Prefeitura do Paudalho em 2023.
Entendendo a história
Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. Era um cidadão romano rico que, como ato de caridade, doou seus bens para os pobres e iniciou uma vida reclusa, de renúncias no Egito e na Síria. Ele ainda realizou importantes trabalhos missionários em regiões da Áustria e Iugoslávia, pregando em penitenciárias. Outro grande feito de São Severino foi libertar escravos do domínio dos bárbaros e, segundo relatos, milagres ocorreram através de suas orações.