O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, apresentou os números do Crediamigo, maior programa de microcrédito urbano da América Latina, nesta quinta-feira, na IV Reunião de Economistas-Chefes de Instituições Financeiras de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, em Lima, capital do Peru. O evento, promovido pela Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), reuniu representantes de 18 países, além de oito instituições com atuações internacionais como Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento.
Com 25 anos de existência, os números superlativos do Crediamigo impressionaram os participantes do evento. São 7,3 milhões de clientes atendidos e mais de R$ 125 bilhões em financiamentos, desde 1998. Somente em 2023, o microcrédito urbano do BNB realizou 3,6 milhões de operações (média de 14 mil operações por dia) e quase R$ 11 bilhões contratados.
“Participar de eventos como esse é muito importante para conhecer novas experiências e também para mostrar nossos avanços como banco de desenvolvimento. Cada país da América Latina tem suas particularidades, mas muitos pontos em comum na necessidade de programas específicos para ampliar oportunidades e reduzir a desigualdade social. O nosso Crediamigo é um grande exemplo disso e ficamos felizes em poder compartilhar essas informações”, afirmou Paulo Câmara.
No próximo mês de maio, a cidade de Fortaleza vai sediar a 54ª Assembleia Geral da Alide, e o Banco do Nordeste será um dos anfitriões do evento. O encontro irá discutir o futuro dos bancos de desenvolvimento e assegurar o compromisso dessas instituições com a sustentabilidade e o combate à pobreza.