Quem vai pegar estrada para curtir ou fugir do Carnaval, precisa prestar atenção. É um período em que muita gente se desloca do interior à capital. Também há um movimento inverso: aqueles que optam por se refugiar em alguma cidade mais tranquila, no Estado, longe da folia. Então, o bom mesmo é se organizar com antecedência e dirigir com cuidado para evitar acidentes. No Carnaval do ano passado, pelo menos 1.085 ocorrências foram registradas em rodovias federais e 73 mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.
Para viajar com mais segurança, o mestre em Engenharia e integrante do Núcleo de Infraestrutura do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Rodrigo Aguiar, recomenda atenção desde a avaliação prévia no veículo até o trajeto a ser feito. O professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit–PE) alerta que, antes de viajar, é necessário verificar se o veículo está em boas condições de rodar. O checklist inclui, por exemplo, freio, faróis, sinalização e pneus.
Também é importante planejar o percurso, verificar a quantidade de combustível ou gás no tanque e se, no trecho a ser percorrido, tem como abastecer, caso seja preciso. Rodrigo lembra ainda para organizar bem as malas para não ficarem soltas no veículo e levar uns lanches e água para se alimentar no caminho.
Respeite a legislação
O doutorando em transportes na Universidade de Coimbra reforça ainda a necessidade de se respeitar a sinalização e seguir a legislação de trânsito. Bem como manter distância do veículo, só ultrapassar com segurança e bem estar fisicamente. Nada de dirigir com sono ou consumir qualquer bebida alcoólica para pegar o volante. E, claro, que todos usem o cinto de segurança.