
A ex-deputada estadual, Malba Lucena, faleceu na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, na cidade do Recife, aos 81 anos. O filho da política, Charles Lucena, confirmou a informação e disse que foi em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O sepultamento de Malba será realizado no Cemitério Parque das Flores, mas sem horário e data definidos.
Natural de Pernambuco, a ex-deputada atuou em dois mandatos na Assembleia Legislativa (Alepe) entre 1999 e 2007, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Durante sua trajetória política, destacou-se na defesa da educação, tema que marcou sua atuação parlamentar e também sua vida pública.
Foi idealizadora do Colégio Brasileiro, no Curado II, e incentivou a criação do Curso de Informática Malba Lucena, que teve início na mesma comunidade. O programa, pioneiro no acesso popular à tecnologia, cobrava apenas R$ 2 como taxa simbólica e possibilitou a formação de mais de 1 milhão de pernambucanos ao longo dos anos.
O projeto se expandiu pelo estado por meio do Instituto Pró-Educar, que hoje mantém mais de 60 cursos de computação e já planeja novas unidades no Sertão.