Em resposta a ação de alguns partidos de oposição junto ao Ministério Público reclamando de empréstimo feito pela Prefetura de Jaboatão, a Secretaria de Planejamento e Fazenda do município esclareceu em nota que “os empréstimos públicos contratados pela gestão obedecem rigorosamente ao que determina a legislação vigente.”
“A Câmara de Vereadores aprovou uma Lei autorizando os empréstimos” – afirma a nota, esclarecendo que “a Secretaria do Tesouro Nacional – STN reconheceu a capacidade do município em contrair o financiamento, tomando como base a avaliação de crédito (Capag)”. Comprometido com o erário público, o município fez cotações com dois bancos para captar financiamentos e optou pelo que apresentou a menor taxa de juros, com economia de R$ 10 milhões em juros aos cofres públicos.
Os recursos oriundos do financiamento no valor de R$ 70 milhões captados junto ao Banco do Brasil serão investidos na drenagem e asfaltamento de mais de 300 ruas, obras de contenção de encostas e no projeto Nova Orla, gerando emprego e renda para o município.
Jaboatão dos Guararapes está entre os municípios com maior capacidade de pagamento do Brasil, sempre cumprindo com suas despesas e obrigações fiscais em dia. Os antigos e os novos financiamentos anunciados pelo município estão previstos no orçamento de 2024.
“A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lamenta a visão atrasada, distorcida e de caráter eleitoreiro promovida por grupos contrários ao progresso do município, que difundem notícias inverídicas com o claro objetivo de confundir a opinião pública.” – concluiu a nota.