Suape foi um dos premiados com o selo Pró-Clima, na categoria Ouro, honraria concedida pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos em reconhecimento aos membros que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis. Além do atracadouro pernambucano, receberam o troféu na mesma categoria o Porto do Itaqui, o Portonave e a Transbrasa.
Na categoria Prata, venceu a VPorts – Autoridade Portuária dos Terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho. Já na categoria Bronze, o Terminal Portuário Santa Catarina foi o vencedor. Os destaques ficaram para o Porto Sudeste, Santos Brasil e o Porto do Açu, na categoria Diamante.
A entrega dos troféus encerrou a programação do primeiro dia do Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), ocorrido na segunda-feira (18). O Complexo de Suape é o anfitrião desse evento, que tem como objetivo debater e acelerar a implementação de programas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) efeito estufa (GEE) nas operações e no transporte aquaviário do país.
Na manhã do segundo e último dia do evento, houve, simultaneamente, o encontro de CEOs dos portos e instituições ligadas ao setor marítimo e o Demoday, com apresentações de empresas prestadoras de serviços e fornecedores de produtos que contribuem para a descarbonização. Durante à tarde, os participantes do encontro realizaram visitaram técnica às instalações portuárias.
“A aliança tem como meta transformar as diretrizes da descarbonização de portos em ações concretas. Assim, o encontro responde às demandas urgentes de mitigação climática e contribui para a construção de um futuro portuário resiliente, competitivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade”, enfatizou a coordenadora-geral da ABDP, Luane Lemos.