Visando ampliar seu terminal localizado no Porto de Suape, a empresa Terminais Marítimos de Pernambuco S.A (Temape) anunciou um investimento de R$ 130 milhões no empreendimento.
O grupo, que atualmente gerencia um terminal de movimentação de granéis líquidos na zona primária do porto, deverá ampliar a capacidade do local de 58 mil m³ para 83 mil m³.
De acordo com informações do DP, o projeto, que será financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), deverá ter início em 12 meses com previsão de duração de oito meses.
Durante esse período, a expectativa é que cerca de 120 empregos diretos e indiretos sejam gerados nas fases de construção e operação.
O contrato com o banco foi assinado, em Recife, pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, e pelo superintendente estadual do Banco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho. Representaram a Temape o diretor Luiz Antônio de Andrade Bezerra e o superintendente Fernando Guerra Júnior.
Segundo Paulo Câmara, os investimentos realizados em infraestrutura alavancam novos negócios com impacto em cadeia.
“Esses projetos modernos que financiamos geram empregos tanto durante as obras como na operação. Juntos, seguem outros serviços como transporte, manutenção e distribuição, que também geram seus próprios empregos em decorrência dessa nova estrutura”, afirmou.
Segundo o Diario de Pernambuco, além do investimento em Suape, a Temape também realizará um aporte de R$ 149,6 milhões para construção de um terminal de tancagem de combustíveis no Porto de Itaqui, no Maranhão, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
As obras têm prazo de 14 meses para conclusão, gerando cerca de 150 empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.
O projeto é dividido em duas etapas: na primeira, serão implantados 11 tanques com capacidade total de 57,2 mil metros cúbicos (m³) de capacidade.
A expectativa é que, com o projeto da Temape, o local passe a ter um dos mais modernos e automatizados terminais de combustíveis do país, com capacidade de carregamento de até 5,4 mil m³/h (ferroviário e rodoviário).
Da redação do Radar Metropolitano, com informações do DP.