O Porto de Suape vem se destacando, cada vez mais, nas operações de importação e exportação de variados tipos de carga. Entre os produtos que passam pelo atracadouro, o açúcar ensacado tem sido um grande protagonista desse cenário.
A estatal movimentou 57% a mais no primeiro bimestre deste ano (crescimento comparado o período homólogo) esse tipo de carga. Esse percentual corresponde a 71 mil toneladas de açúcar ensacado movimentados nos meses de janeiro e fevereiro. A mercadoria é classificada como carga geral solta.
A embarcação Elias (vídeo), de bandeira de São Vicente e Granadinas (país insular do Caribe), está atracada no Cais 3 para a exportação de 10,5 mil toneladas de açúcar ensacado e segue para a cidade de Matadi, na República Democrática do Congo, no continente africano. O navio atracou em Suape no dia 3 deste mês, com previsão de saída para esta terça-feira (11).
O aumento considerável deste tipo de produto é uma resposta da localização estratégica de Suape, situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Zona da Mata Sul de Pernambuco, e característica da estrutura dos cais, que otimizam às operações, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado.