O Complexo Industrial Portuário de Suape, a Embratel e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários se uniram para levar inovação ao porto pernambucano, localizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Pela primeira vez na América Latina, foi instalada uma rede 5G Standalone (SA) privativa na faixa 3,5GHz em um porto. O projeto utilizou a quinta geração de internet móvel da Claro e câmeras inteligentes integradas com uma solução de Video Analytics para automatizar e otimizar os processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos armazenados no atracadouro.
A Prova Conceito (PoC) foi realizada, recentemente, em parceria com a Atos, que forneceu a solução de Video Analytics; da Nokia, que disponibilizou e implementou a infraestrutura 5G SA, com o rádio gNodeB, do seu portfólio AirScale, o próprio Core 5G SA cloud-native e seu orquestrador; da Amazon Web Services (AWS), provedora de Nuvem para a iniciativa; e da Arsitec e Spirent, para autenticação dos dispositivos.
Com o alto fluxo de veículos, para importação e exportação, que passam pelo complexo, mensalmente, diversas etapas manuais de identificação e monitoramento eram necessárias, tornando o processo repetitivo e demorado. Para tornar esse fluxo mais eficiente e inovador, a Embratel, juntamente com os parceiros, desenvolveu o projeto que automatizou, registrou e monitorou, de forma real e virtual, a movimentação dos carros e sua localização exata em todos os passos do deslocamento ocorridos no pátio onde foi desenvolvida a iniciativa, com o mínimo de intervenções humanas.
As câmeras conectadas com 5G executavam uma leitura, por meio de Inteligência Artificial, da tag presente em cada um dos carros, coletando o número do chassi. Essa ação possibilitou o registro automático do dado em uma plataforma, que também armazenou o horário de chegada no pátio, a vaga na qual foi estacionado e, depois, quando foi retirado do local, com acompanhamento em tempo real, 24 horas por dia. A partir disso, os operadores do Porto de Suape passaram a ter uma visão completa do espaço onde a Prova de Conceito foi realizada, tornando as atividades logísticas mais efetivas, pois conseguiam saber exatamente onde estava cada carro em cada momento.
“A implementação do 5G permitiu que diversos procedimentos manuais fossem reformulados em ações digitalizadas, com segurança, disponibilidade, baixíssima latência e velocidade na comunicação”, afirma Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo. A executiva ainda ressalta que a rede privativa instalada pela Embratel proporcionou 100% de garantia de banda, confiabilidade e estabilidade, assegurando total eficiência à Prova Conceito. “Por meio do projeto, a operação do porto também ficou mais segura, pois a identificação dos veículos e em qual parte do processo logístico eles estavam se tornaram mais exatas, evitando erros e integrando melhor diferentes áreas do atracadouro. O 5G é um grande habilitador digital de iniciativas como esta, que leva inúmeras oportunidades ao segmento”, diz.
Em 2019, o Porto de Suape criou o Programa de Inovação para a construção de um porto modernizado, pensando na transformação digital do complexo. Suape dispõe de uma enorme cadeia de dados a ser estruturada e operada por meio de tecnologias, que devem potencializar seu desenvolvimento. “A Prova Conceito realizada em parceria com a Embratel minimizou expressivamente o tempo e os esforços gastos para conferência de cargas de automóveis na entrada e saída do pátio”, afirma Nilson Monteiro, diretor de Gestão Portuária de Suape. Segundo ele, a ação abriu portas para que fosse possível enxergar novos cenários com o 5G, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras tecnologias. “Esperamos desenvolver outras aplicações que vão impulsionar nossa inovação e produtividade”, pontua.
A quinta geração de internet móvel, integrada com tecnologias emergentes, abre um leque de possibilidades para o setor. Um Ship to Shore (STS), máquina que realiza a movimentação de contêineres, por exemplo, pode ser manuseada a distância e em tempo real, proporcionando mais segurança a procedimentos críticos. Com IoT, a comunicação entre os mais variados dispositivos, que transitam por um terminal, e a instalação de Veículos Autoguiados (AGVs), são capazes de diminuir os riscos de colisões e acidentes.
“Em 2022, o setor portuário brasileiro movimentou 1.209 bilhão de toneladas das mais diversas cargas, de acordo com o Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ele representa cerca de 95% da movimentação do comércio exterior e a expectativa é que até 2035 a movimentação cresça 124%. Isso mostra a importância do segmento e como a tecnologia pode apoiar no desenvolvimento da transformação digital da logística portuária no País, alavancar os investimentos em infraestrutura, permitir a otimização da força de trabalho dos colaboradores do setor em atividades estratégicas, gerando o aumento da eficiência do setor portuário e a redução dos custos ao Brasil”, diz Otto Luiz Burlier, Diretor da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. O executivo destaca que a ideia é expandir iniciativas, como a realizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, aos outros portos pelo Brasil. “Estamos muito felizes em levar, em união com a Embratel, a inovação ao setor, começando pelo Porto de Suape”, afirma.
SOBRE SUAPE
Fundado há 44 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes). Soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais, com 82 empresas em atividade, gerando 17,5 mil empregos. Exemplo em sustentabilidade, 59% do território ocupado pela estatal pernambucana compõem a Zona de Preservação Ecológica (ZEPC).
Em 2022, o atracadouro registrou movimentação de 24,7 milhões de toneladas, aumento de 12% em relação ao ano anterior (22 milhões de toneladas), mantendo a liderança nacional em transporte de granéis líquidos e navegação por cabotagem (entre os portos do país), e recorde de movimentação de contêineres no Norte/Nordeste. Os granéis líquidos (derivados de petróleo) representam 72,1% do total de cargas transportadas, seguidos de carga conteinerizada (22,8%), granel sólido (2,7%) e carga geral solta (2,4%).
SOBRE A EMBRATEL
A Embratel é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. É uma habilitadora da transformação digital de empresas de todos os segmentos e líder em telecomunicações com sua infraestrutura de alto nível. A Embratel fornece soluções como Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, transmissão de dados, vídeo, Internet, telefonia celular e fixa corporativa, longa distância nacional e internacional, além de uma série de outras soluções para apoiar o mercado empresarial na sua jornada de crescimento na nova economia digital. Atuando no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções convergentes, a Embratel é amplamente reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco na experiência dos clientes. A Embratel faz parte da Claro e mais informações estão disponíveis no site www.embratel.com.br