Iniciou na última segunda-feira, dia 27, e segue até hoje quarta-feira, dia 29, a XXIV Marcha dos Prefeitos à Brasília. Com o tema: Pacto Federativo: um olhar para o futuro.
O evento, que teve sua primeira edição em maio de 1998, reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, secretários e líderes municipais para debater pautas municipalistas no Congresso Nacional e Governo Federal.
Chama atenção a ausência do prefeito da cidade do Cabo de Santo Agostinho, município, com a quarta maior arrecadação do Estado de Pernambuco, o gestor Keko do Armazém não compareceu em nenhum dos três dias do evento que disponibiliza de fóruns com temas específicos e discussão sobre problemas dos municípios. Em Brasília, se encontram mais de 130 prefeitos pernambucanos, lutando para destravar pautas importantes e angariar recursos para suas cidades.
Por outro lado, o ex-prefeito e atual deputado estadual Lula Cabral, se faz presente ao lado de vários políticos do estado de Pernambuco. Cabral, preside a Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e está representando a casa no evento, um dos objetivos é ajudar destravar pautas importantes e de desenvolvimento para os municípios pernambucanos. Sendo um político visionário, é certeza que o deputado poderia unir forças para ajudar nas lutas do Cabo de santo Agostinho, ajudando o atual prefeito em pautas importantes para a cidade e principalmente para o povo do Cabo.
O deputado, Lula Cabral, tem trâmites livre na capital, é muito querido e bastante conhecido em Brasília, construído ao longo dos anos como prefeito entre suas idas e vindas, em busca de parcerias que gerou obras grandiosas para o Cabo de Santo Agostinho. Sempre esteve na capital do Brasil, batendo nas portas dos ministérios com projetos importantes e estruturadores para mudar a vida dos cabenses. Lula, demonstra grandeza em disponibilizar-se está no Distrito Federal para ajudar a sua cidade natal. Líder da oposição e principal adversário do Clayton Marques (Keko do Armazém), nas eleições de 2024, Lula está mais vivo do que nunca e impõe liderança e respeito, tirando sono do atual prefeito do Cabo. A poucos dias, uma pesquisa do Instituto Conectar, mostrou que a maioria dos cabenses tem em suas memórias, Lula Cabral, como melhor prefeito da história do Cabo, a pesquisa também apontou o atual deputado liderando a corrida sucessória para prefeito da cidade.
Em Brasília, informações que nos chegou, dão conta de que Lula Cabral, articula uma união de forças partidárias visando o ano eleitoral. Segundo nossa fonte houve diálogos com presidentes de siglas partidárias a exemplo do Partido Liberal (PL) no qual Lula com muita estima chama André Ferreira de amigo e irmão, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Solidariedade, Republicanos e alguns outros que estão guardados a sete chaves. Com isso a agitação na câmara dos vereadores já é visível, muitos dos parlamentares estão com a cabeça inchada de tanto pensar em como irá disputar as próximas eleições. Em entrevista, hoje, em um rádio local de grande audiência, o deputado foi bem claro em dizer que só tinha compromisso político com uma vereadora, Sueleide de Amaro.
Trocando em miúdos as perguntas que pairam no mundo da política pernambucana é a seguinte. Será que o atual gestor terá algum partido forte para as eleições do próximo ano? Qual será a estratégia dos atuais vereadores?Pedir perdão ao antigo padrinho ou seguir na base? Quais serão os próximos passos dos outros postulantes ao cargo de gestor?
O radar está de olho e não deixará passar nada.