
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), estaria prestes a desembarcar do grupo político da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). A informação foi divulgada pelo jornalista Leandro Mazzini, e aponta que o gestor do segundo maior município do Estado estaria se aproximando do prefeito do Recife, João Campos (PSB), provável adversário de Raquel nas eleições de 2026.
Mano Medeiros figurou de forma ativa no palanque de Raquel durante a campanha de 2022, mas agora avalia uma mudança de rota que pode mexer no xadrez político estadual. Caso confirme o movimento, o prefeito de Jaboatão não apenas deixaria a base governista, mas também poderia romper com o ex-prefeito Anderson Ferreira, liderança do PL em Pernambuco.
A aproximação com João Campos fortalece o projeto político do PSB, que busca ampliar alianças estratégicas visando o pleito de 2026. Por outro lado, representa um desafio para Raquel Lyra, já que Jaboatão é considerado estratégico por seu peso eleitoral e econômico.
Se confirmada, a saída de Mano Medeiros pode abrir uma nova frente de disputa entre governo e oposição, reconfigurando alianças em torno da sucessão estadual. O cenário ainda é de especulação, mas acende o alerta dentro do Palácio do Campo das Princesas sobre possíveis perdas de apoio em municípios-chave.