Localizado no Bairro Novo, em Olinda, o Hospital Tricentenário está sem receber o repasse da Gestão Lupércio, da Prefeitura de Olinda, há três meses.
Disponibilizando 230 leitos e 40 de UTI, o hospital conta com setores de emergência pediátrica, obstetra e odontologia. Sendo a única maternidade pública da cidade, a direção hospitalar informou que carece de um montante de R$ 2 milhões e 200 mil de incentivos do município, alegando também a necessidade de pagar os servidores públicos.
Ainda conforme a direção, desde agosto de 2023 a unidade aguarda um valor de R$ 3 milhões em emendas parlamentares de deputados em Brasília, que até o momento, não foram pagas, dinheiro esse utilizado para realizar cirurgias e prestar contas. Sem muitas alternativas, o hospital partiu para o Estado, que conseguiu parte do que deve, para assim, poder fechar a folha do mês de janeiro.
O Hospital Tricentenário, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que se mantém com a verba disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, este dinheiro só conseguirá manter a unidade ativa até o mês de fevereiro, sem o fechamento de alguns setores.
Em virtude da crise financeira, o Tricentenário notificou à Prefeitura de Olinda que não atuará no atendimento de saúde do folião durante o carnaval, no Sítio Histórico de Olinda. Até o momento, a prefeitura não se pronunciou sobre a denúncia.