
A Prefeitura de Camaragibe lançou, nesta segunda-feira (22), o programa Motociclista Seguro, iniciativa inédita no Brasil voltada para a segurança de motociclistas. Nesta primeira etapa, 125 mototaxistas cadastrados receberão gratuitamente um kit com adesivos para moto e capacete, além de uma pulseira com QR Code contendo dados pessoais e informações médicas. A tecnologia pretende agilizar o atendimento em caso de acidentes.
Segundo o prefeito Diego Cabral, o projeto nasceu de um esforço coletivo para enfrentar os altos índices de sinistros envolvendo motociclistas. “Muitas pessoas deram as mãos para que esse projeto virasse realidade. Sabemos que os índices de sinistros envolvendo motociclistas são altíssimos. O Motociclista Seguro vai agilizar o atendimento médico, com as informações que poderão ser acessadas tanto no adesivo do capacete quanto na pulseira”, explicou.
Cada QR Code conterá informações como nome completo, foto, data de nascimento, tipo sanguíneo, convênio médico, alergias, doenças pré-existentes, condições específicas (como TEA), além de contatos de emergência, números dos serviços públicos (Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal) e link direto para o WhatsApp do motociclista. “Essas informações podem salvar vidas em caso de acidente, que a gente espera que não aconteça”, completou Diego Cabral.
De acordo com o secretário adjunto de Segurança Pública e Mobilidade, Josemir Rufino, Camaragibe tem cerca de 16 mil motociclistas cadastrados no Detran, sendo aproximadamente 500 mototaxistas. “O cadastramento será permanente. A ideia é alcançar o máximo possível de motociclistas. Além do aplicativo lançado hoje, teremos, através de uma parceria com a Honda, um curso gratuito de pilotagem. Na quarta-feira iremos divulgar um calendário de atividades dando prosseguimento aos cadastramentos”, afirmou.
Com mais de duas décadas trabalhando sobre duas rodas, o mototaxista Joel Wilson Ferreira Júnior, de 57 anos, elogiou a iniciativa. “Achei muito importante, pois muitos acidentes acontecem e às vezes os familiares dos motociclistas ficam sem saber para onde foram socorridos. Com esse código no capacete e na pulseira, fica mais fácil saber de tudo. A gente trabalha todo dia esperando que não aconteça acidente, mas se acontecer agora temos uma ferramenta que auxilia no socorro e nas informações”, disse.
O lançamento do Motociclista Seguro contou com a presença da vice-prefeita Comandante Débora, secretários municipais e os vereadores Dra. Daiana e Eldinho Moura.