Entre segunda-feira (03) e sexta-feira (07), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizará ações dentro da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. O objetivo é capacitar profissionais da Saúde, além de propor medidas preventivas, por meio do Plano Municipal de Combate à Gravidez na Adolescência (PMCGA).
“O dever do poder público é integrar esforços para garantir o direito à saúde, informação e atendimento às adolescentes do nosso município”, disse o prefeito Lula Cabral. O PMCGA propõe campanhas de conscientização, distribuição de métodos contraceptivos e o Programa de Saúde na Escola (PSE), para levar aos jovens orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.
De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Cabo, em 2023, houve cerca de 3 mil partos no município, dos quais 400 foram de adolescentes menores de 19 anos.
AÇÃO – Na tarde de hoje, a Secretaria de Saúde reuniu, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1), médicos e enfermeiros da rede municipal para um treinamento. Na terça-feira (04), o encontro será com membros dos Conselhos Tutelares, da Infância e Adolescência, Promotoria, Secretaria da Mulher e Secretaria da Educação. “Iremos apresentar o Plano Municipal e discutir como o poder público e as instituições devem contribuir para o acolhimento dessas adolescentes”, disse a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva.
Na sexta-feira (07), a Secretaria de Saúde promove o Dia “D” da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, com palestras nas USFs. O município disponibiliza métodos contraceptivos, incluindo o DIU.