A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), montou um esquema especial de segurança para garantir um Réveillon tranquilo e seguro para as pessoas que vão curtir a festa na orla de Candeias e no Jaboatão Centro (entorno da Praça do Rosário), neste sábado (30) e domingo (31). Os detalhes foram discutidos nesta quinta-feira (28), pelo prefeito Mano Medeiros, a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro, secretários municipais e autoridades policiais.
A expectativa é que milhares de pessoas compareçam à orla de Candeias para assistir os shows e a queima de fogos do Réveillon. O perímetro da orla de Candeias contará com mais de 220 policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) que farão o policiamento ostensivo neste sábado.
No domingo, o quantitativo será de 226 homens no perímetro da orla. Além disso, a Prefeitura contratou 150 seguranças particulares para dar apoio. No Jaboatão Centro, 63 PMs do 25º BPM garantirão a segurança do público na festa do Réveillon, que acontece no domingo.
O Corpo de Bombeiros terá 76 homens na orla de Candeias divididos nos dois dias do evento. Já a Guarda Civil Municipal contará 70 profissionais distribuídos na orla. Em relação ao trânsito, 30 agentes vão garantir a fluidez de veículos e circulação de pedestres nas ruas que dão acesso à orla de Candeias.
Ao lado do palco montado na orla será instalada uma delegacia móvel para registro de ocorrências policiais. A equipe será composta por um delegado, escrivão e quatro agentes civis.
O prefeito Mano Medeiros disse que o Réveillon deste ano trouxe novidades. “Teremos dois dias de evento e mais um polo de shows, com um palco montado no Jaboatão Centro, além da orla de Candeias. Estamos trazendo atrações nacionais e valorizando sempre nossos artistas locais que vão se apresentar nesses polos. Por se tratar de uma grande festa, montamos um forte esquema de segurança, para que as famílias possam aproveitar o momento de confraternização com tranquilidade e muita alegria. Convido a todos para aproveitarem o Réveillon no Jaboatão”, declarou o prefeito Mano.
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS
No Polo do Jaboatão Centro, apenas os comerciantes que foram cadastrados previamente pela Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento poderão trabalhar na noite da virada. Está proibida a instalação de jogos de mesa e cadeiras, toldos e tendas na área do evento. Já no palco de Candeias os comerciantes que atuam no ponto fixo na área do evento, cadastrados pela Secretaria Executiva de Turismo e Cultura do município e Associação dos Microempreendedores da Orla do Jaboatão e previamente identificados poderão comercializar. São proibidas a instalação de jogos de mesa e cadeiras, toldos e tendas na área do evento. Eem outros locais da orla, os interessados precisam obter autorização prévia junto à Regional 06. Em ambos os polos está proibido vidro, braseiro, fogo a gás e utensílios perfuro-cortantes, fogos de artifício e a presença de animais de grande porte.
Em ambos os polos, haverá atendimento ao público nos diversos serviços como limpeza, segurança, iluminação, posto médico, conselho tutelar, coleta seletiva, orientação, fiscalização, entre outros.
TRÂNSITO
A partir das 15h deste sábado, a avenida Bernardo Vieira de Melo será interditada no trecho entre a rua Aníbal Varejão e a Curva do “S”. Nesse horário, o fluxo do trânsito será desviado para a rua Aníbal Varejão (esquina do Posto Shell), seguindo por uma das vias da avenida Presidente Kennedy até a rua Aniceto Varejão (Armazém Coral), retornando o fluxo para a avenida Bernardo Vieira de Melo.
A avenida Presidente Kennedy, no trecho entre as ruas Aníbal Varejão e Aniceto Varejão, funcionará em mão dupla, no período das 15h deste sábado até às 5h do dia 1º de janeiro de 2024.
No sábado, a partir das 8h, serão interditadas as seguintes ruas: José Nunes da Cunha, no cruzamento com a Rua Aníbal Varejão; João Fragoso de Medeiros, no cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy e Bernardo Vieira de Melo; Jangadeiro, no cruzamento com a avenida Presidente Kennedy e avenida Bernardo Vieira de Melo. A liberação das vias se dará a partir das 6h do dia 1º de janeiro.