A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início a uma ação que irá requalificar pontos irregulares de descarte de lixo no município. A primeira intervenção aconteceu nesta quarta-feira (24), em um terreno de aproximadamente 800 m2, localizado na rua coronel Roberto Pessoa Ramos, no bairro de Massaranduba. Ao todo, 38 pontos críticos de descarte irregular de resíduos sólidos serão requalificados, numa iniciativa capitaneada pela Secretaria de Infraestrutura, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume).
Antes ocupado por sacos de lixo, restos de construção, pneus velhos e outros entulhos, a partir desta iniciativa o espaço foi revitalizado e recebeu serviços de limpeza, capinação, pintura colorida com elementos da natureza e iluminação em LED. A intervenção incluiu, ainda, o plantio de 30 árvores, tornando o local mais agradável para a comunidade e trazendo benefícios como melhora da qualidade do ar e diminuição da temperatura.
O descarte de lixo foi regularizado, com instalação de duas grandes caixas coletoras (uma para lixo domiciliar, outra para entulhos). Para melhor ordenamento, o espaço para confinamento de entulhos está separado por gradil e funcionará diariamente, das 6h às 18h. Ele será monitorado por um agente da Prefeitura, que irá orientar os moradores a respeito do descarte de maneira adequada. A coleta manual da área permanece, seguindo o cronograma definido para o bairro, onde ela é diária.
Além dos serviços realizados no terreno, as equipes da Prefeitura realizaram uma campanha educativa, para conscientizar moradores, comerciantes e transeuntes a respeito da importância de depositar o lixo no local adequado e respeitar o horário da coleta de lixo nas vias.
O colorido dos muros no entorno do terreno chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Moradora do bairro há 40 anos, a dona de casa Ivonete Paulino ficou impressionada. “Ficou ótimo o que fizeram neste terreno, está outra coisa. Está limpo e o caminho está livre para passagem dos moradores. Antes estava evitando andar por aqui, por causa da sujeira e do mau cheiro. Mas a partir de agora vou poder trazer meus netos para correr e brincar. A Prefeitura está de parabéns por este serviço”, contou satisfeita.
O comerciante José Ricardo, que possui um ponto comercial defronte ao espaço, ficou admirado com as intervenções realizadas. “Ficou uma maravilha o espaço, isso vai valorizar o comércio aqui do entorno. Vínhamos sofrendo por causa do odor. Agora, ficou um espaço organizado, bonito. E o melhor: sem nenhum lixo espalhado, muito bom”, avaliou.
“Temos intensificado o trabalho de educação ambiental no município. Iniciativas como essa permitem que a população colabore e deposite o lixo em locais adequados. Lembramos que o descarte incorreto, como em terrenos desocupados e áreas públicas, acaba provocando a proliferação de insetos e animais, como ratos e escorpiões, afetando a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Além disso, a água que escorre do lixo é levada pelas chuvas até rios, lagos e córregos, poluindo o meio ambiente e prejudicando a qualidade de vida da população”, afirmou a secretária Executiva de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ana Paula Pontes.
É importante reforçar que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes mantém um canal permanente de diálogo com a população. Caso a população identifique locais de descarte irregular de lixo, pode fazer a denúncia à Secretaria Executiva de Serviços Urbanos, pelos telefones: 81 9.9937-3476 (Whatsapp) e 3134-9258.