Para fortalecer o setor de agricultura familiar no município, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, está fomentando a criação de associações de produtores rurais da cidade. Os detalhes da proposta foram apresentados nesta quinta-feira (17.08) em visita realizada por representantes dos agricultores a representantes da gestão municipal.
O objetivo principal é promover a expansão do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável para que os produtores possam apresentar projetos qualificados e acessem recursos estaduais e federais.
Segundo a zootecnista e representante da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Marina Ximenes, o trabalho tem a parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR). “É muito relevante também o apoio que estamos recebendo da Prefeitura do Paulista para nos organizar no município. Esta iniciativa vai desenvolver muito mais toda a cadeia dos processos de produção dos agricultores da cidade. Pretendemos beneficiar as localidades do Catolé, Engenho Maranguape, Vila Torres Galvão, Paratibe, Mata do Ronca, Mumbeca Dois, e Loteamento Cova da Onça”, disse a representante.
“Em Mumbeca Dois já somos mais de 50 famílias agricultoras, as quais produzem hortaliças, frutas e verduras, além de aves como galinhas. Essas colheitas precisam de estruturas mais modernas e atualizadas. Necessitamos garantir a venda desses alimentos de uma forma mais competitiva. Com o respaldo do Conselho Municipal e o incentivo da Prefeitura vamos conseguir isso”, destacou o representante da Comissão de Agricultores da Mumbeca Dois, Severino José Siqueira.
O secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento de Paulista, Jurandir Bezerra, que coordenou a reunião, ressaltou o trabalho de articulação que a gestão municipal está realizando em prol do setor na cidade.
“O Conselho de Desenvolvimento Rural é a ferramenta principal para que, em conjunto com os produtores rurais, possamos desenvolver projetos que irão fortalecer a colheita de alimentos em suas propriedades. Por isso, estamos organizando com os representantes e lideranças das comunidades citadas a criação de associações com normativas e parâmetros comuns que formulem estatutos competitivos e dentro do que o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) estabelecem”, concluiu o secretário executivo.