Em Paulista, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou, desde o mês de agosto deste ano, cerca de 150 encaminhamentos relacionados à saúde do homem, como: vasectomias, hidroceles, varicocele e postectomia. Os procedimentos são realizados em hospitais da Região Metropolitana do Recife, a exemplo do Miguel Arraes, em Paulista, e do Oswaldo Cruz, no Recife.
Todas as intervenções têm sido reguladas, através da parceria entre a Secretaria de Saúde do Paulista e a Gerência Regional de Cirurgias Eletivas da Secretaria Estadual de Saúde.
Atualmente, o fluxo busca diminuir e, por consequência, zerar a fila de espera para esses procedimentos. A previsão é de realizar cerca de 200 agendamentos até o final do próximo mês de dezembro.
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa solicitar o encaminhamento inicial em uma das Unidades Básicas de Saúde ou policlínicas do município pelos médicos. Depois disso, é necessário que o homem se dirija à sede da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, que fica na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I, para dar entrada e iniciar o processo de regulação assistencial ordinário.