A população da comunidade de no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife, já pode desfrutar de um equipamento esportivo totalmente requalificado, contando com campo de futebol em grama sintética, quadra poliesportiva e vestiário. O 12º Gramadão da cidade foi implantado pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Esporte, Saúde e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), totalizando investimentos da ordem de R$ 1,43 milhão. O Gramadão é um programa municipal que transforma locais de prática futebolística na capital pernambucana.
O espaço fica na Rua Professor Artur Coutinho e tem área construída de 4,6 mil m². A obra incluiu serviços de terraplanagem, drenagem, troca das traves, colocação da grama sintética, construção e pintura de muretas e alambrados, sob a responsabilidade da Secretaria de Esportes.
A Emlurb fez a revitalização da pista de cooper, instalação de parquinho de madeira, recuperação do piso e do paisagismo da praça, reforço da iluminação do campo e a pavimentação da Rua Edvaldo Maranhão Ferreira. Já a Secretaria de Saúde executou a pintura da quadra poliesportiva, a revitalização e pintura do vestiário.
“A transformação dos campos de várzea em grama sintética é essencial para proporcionar às comunidades um espaço de qualidade para a prática do futebol, promovendo não apenas a saúde e o bem-estar, mas também o desenvolvimento social e a inclusão através do esporte”, aponta o secretário de Esportes do Recife, Joka Heráclio.
BALANÇO – Outras 11 comunidades do Recife já foram transformadas pelo projeto do Gramadão. Desde 2021, foram implantados campos de futebol em todas as regiões da cidade, entre elas o Campo do Bueirão, na Torre, o Parque do Caiara, na Iputinga, o Campo do Onze, em Santo Amaro, e o campo do bairro da Campina do Barreto.