
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional e do Gabinete do Centro, em parceria com as Tintas Coral, irá ofertar um curso gratuito de capacitação para pintores da comunidade do Pilar. A qualificação começou na noite da segunda-feira (8) e segue até a sexta (12) e faz parte do conjunto de ações que a gestão municipal vem realizando no local, situado no bairro do Recife, como a requalificação da praça, o habitacional Papa Francisco e o curso de alfabetização.
A “Rota da Infância”, iniciada em 2022, proposto pela WRI Brasil (World Resources Institute), é um dos projetos que visa conectar o habitacional, a praça, espaços de lazer, a creche e a escola por meio de uma rota segura para a primeira infância. Vinte moradores da comunidade irão participar do curso de pintura e também farão uma visita à fábrica das Tintas Coral para conhecer os processos de produção dos materiais. Em seguida, alunas e alunos serão responsáveis por realizar a pintura das ruas desse projeto, por meio de contrato temporário.
“Quando realizamos parcerias como essa, conseguimos aliar a teoria à prática, oferecendo qualificação e a inserção da aluna e do aluno no mercado de trabalho. É uma satisfação contribuir para a capacitação das pessoas do Pilar e para a construção dessa Rota da Infância, tão importante para a comunidade. A iniciativa vai servir para aprimorar habilidades, além de transformar vidas”, apontou a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Isabella de Roldão.
“A Prefeitura do Recife tem investido em ações permanentes na Comunidade do Pilar ofertando, além de melhorias na infraestrutura do local, capacitações educacionais e profissionais para trazer mais oportunidades de emprego, qualidade de vida e alegria através das cores para seus moradores”, afirmou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.
A primeira etapa da pintura da Rota da Infância será iniciada com o encerramento do curso. E a segunda etapa acontece em novembro com as demais ruas da comunidade que compõem o projeto. Antes da execução das etapas, está prevista a participação da comunidade na escolha das pinturas.