
Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu mais uma edição da Caravana Jaboatão da Gente, iniciativa que leva serviços essenciais e atendimentos gratuitos de forma descentralizada para diversos bairros do município. A ação ocorreu das 9h às 12h, na Comunidade das Casinhas, no bairro de Suassuna, em frente ao Campo do Cristal.
Ao longo da manhã, os moradores tiveram acesso a uma série de serviços de saúde, entre eles consultas com clínico geral, exames de controle de diabetes (HGT), aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas contra Covid-19, tétano e de rotina. Também foram disponibilizados testes rápidos para HIV e hepatites, além de atendimento com o Odontomóvel, oferecendo serviços de saúde bucal e distribuição de kits de higiene.
O Balcão da Cidadania realizou a emissão de segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito. A população contou ainda com serviços do CRAS, vacinação antirrábica, realização de mamografias no local e emissão do Cartão do SUS e comprovantes de residência. A programação incluiu ainda atendimentos do Bem-Estar Animal, ações da Defesa Civil e serviços de iluminação pública com a equipe da EMLUME.
A Caravana é coordenada pelo Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) e reúne diversas secretarias municipais e órgãos parceiros. O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços de saúde, cidadania, assistência social, bem-estar e orientação jurídica, concentrando tudo em um único espaço e de forma humanizada.
Durante a ação, também foram ofertados cortes de cabelo gratuitos, orientação jurídica sobre contratos de trabalho, rescisões e indenizações, além de atendimentos do Procon Jaboatão, Ouvidoria Municipal, Programa Criança Feliz, Secretaria Executiva da Mulher e INTEGRA. Mulheres de 40 a 74 anos puderam realizar mamografias sem necessidade de agendamento.
Moradores destacaram a importância da iniciativa. Mirela Maria, 32 anos, mãe de seis filhos e moradora da Fazenda Suassuna, contou como a caravana ajuda no acesso a serviços básicos. “Esse momento é muito importante para nós, que somos moradores da região. Nos ajuda bastante a realizar serviços essenciais, como consultas médicas, vacinação e até mesmo cuidados com a nossa estética pessoal”, afirmou.
O comerciante José Roberto, 64 anos, também elogiou a diversidade de atendimentos oferecidos. “Ver isso acontecendo aqui é ter a certeza de que Jaboatão vem cuidando da gente. Inclusive oferecendo, de forma gratuita e perto das nossas casas, serviços tão necessários como esses”, relatou.




