
A Secretaria Municipal de Educação do Recife realizou, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica (SEGP), a Olimpíada de Matemática do Recife (OMR), cuja cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (03), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professores Paulo Freire. Destinada aos estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal, a iniciativa chega à sua terceira edição em 2025 com a participação de 12.550 estudantes e tem como objetivo estimular o interesse pela Matemática e identificar talentos. O prefeito João Campos, o vice-prefeito Victor Marques e a secretária de Educação, Cecília Cruz, participaram do evento.
“Hoje é um dia especial, porque é uma conquista através da educação. Em 2005, meu pai criou a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, então eu tinha o compromisso de fazer aqui algo que também pudesse transformar vidas. Lançamos a OMR e pensamos em dar um reconhecimento maior: premiar os primeiros colocados com viagens para a Disney e a Nasa, nos EUA, além da viagem ao Beach Park para mais alunos. Foram mais de 12 mil estudantes inscritos e mais de 80 premiados. Parabéns a cada um de vocês. O que me alegra é ver a nossa rede fortalecida”, afirmou o prefeito João Campos.
Na competição, os estudantes são divididos em duas categorias:
Categoria 1 – 6º e 7º anos
Categoria 2 – 8º e 9º anos
Todos realizam a primeira fase; na segunda, participam apenas os primeiros colocados de cada escola.
Os estudantes com melhor desempenho na primeira fase receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Já os três primeiros colocados de cada categoria na segunda fase foram premiados com uma viagem internacional para a Disney e a Nasa (EUA). Os classificados entre o 4º e o 6º lugar ganharam viagem para Fortaleza, incluindo o Beach Park.
Os professores também foram reconhecidos. Os docentes dos estudantes que conquistaram o 1º lugar em cada categoria receberão viagem para os Estados Unidos, enquanto os professores dos estudantes que ficaram em 4º lugar receberão viagem para Fortaleza.
Em outubro de 2025, a Receita Federal realizou a entrega de bens destinados à premiação dos participantes e vencedores da OMR, incluindo gestores e professores acompanhantes das viagens para a Disney/Nasa e Fortaleza/Beach Park. Ao todo foram recebidos: 18 telefones, 350 fones de ouvido e 26 mochilas.
“É uma alegria enorme estar aqui. Vocês vão longe porque se comprometem com a matemática e com a aprendizagem. A Olimpíada de Matemática do Recife é fundamental para a nossa rede, e esperamos que cresça ainda mais”, destacou a secretária de Educação, Cecília Cruz.
Ana Luísa Patriota, estudante da EMTI Luiz Vaz de Camões, também celebrou o resultado: “Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Agradeço pelo esforço e pela confiança dos meus pais. O estudo leva você para outros lugares”.
A premiação também contempla gestores escolares. O gestor da escola com o maior Índice de Desempenho na OMR será premiado com viagem internacional; o da escola com o segundo maior índice receberá viagem para Fortaleza. Em ambos os casos, é possível substituição pelo vice-gestor ou coordenador pedagógico.
Estudantes e professores premiados – Viagem aos Estados Unidos (Disney e Nasa)
Categoria 1 (1º ao 3º lugar)
1º – Valentina Correia de Lima (EMTI Divino Espírito Santo)
2º – Ítalo Nascimento Melo (EMTI Luiz Vaz de Camões)
3º – Ingrid Oliveira Miguel (EMTI José da Costa Porto)
Professor premiado: Márcio Augusto da Silva Ferreira
Categoria 2 (1º ao 3º lugar)
1º – Larissa Rafaelle Loreto Felipe (EM Marechal Rondon)
2º – Ana Luísa Claudino Oliveira Patriota (EMTI Luiz Vaz de Camões)
3º – Pedro Vinicius Bezerra Pereira de Lima (EMTI José da Costa Porto)
Professora premiada: Vitória da Silva Farias
Estudantes e professores premiados – Viagem ao Ceará (Beach Park)
Categoria 1 (4º ao 6º lugar)
4º – José Henrique Pessoa Machado (EMTI Maria Sampaio Lucena)
5º – Gabriel Vinícius Silva (EMTI André de Melo)
6º – Pedro Lucas Marques Fernandes (EM Lagoa Encantada)
Professor premiado: Cássio Freire Pessoa
Categoria 2 (4º ao 6º lugar)
4º – Guilherme Matheus da Silva Santos (EMTI Dom Bosco)
5º – Eduardo Tavares de Lima (EMTI da Iputinga)
6º – Laura Lira Ferreira (EM Karla Patrícia)
Professor premiado: Carlos Eduardo Sales de Lima




