O TRE Pernambuco iniciou às 8h desta segunda-feira (23) a preparação das urnas para as Eleições 2024. A 7ª zona eleitoral, do Recife, foi a primeira do estado a iniciar o processo, em cerimônia comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva, e pelo juiz eleitoral José André Machado Barbosa Pinto, realizada na Central de Urnas do Tribunal no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife.
Veja um vídeo resumo do início do processo de preparação das urnas.
O presidente cortou o lacre do envelope contendo as mídias carregadas no sábado. Elas foram entregues pelo juiz ao chefe de cartório Fabrício Paz Rocha, que de imediato entregou-as à equipe responsável por alimentar as urnas com os dados de candidatos e eleitores. Daí por diante seguiu-se um procedimento em escala com as urnas sendo preparadas e encaixotadas, prontas para serem levadas aos locais de votação, nos dias que antecedem a eleição.
“A presente cerimônia pública reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a absoluta transparência, sendo mais um passo para garantir a integridade do voto. Um trabalho que envolve muitas mãos empenhadas em propiciar um processo seguro e íntegro”, declarou o desembargador Cândido Saraiva, em pronunciamento aos jornalistas.
O procedimento realizado foi o de inserir nas urnas os dados previamente carregados dos sistemas do TSE com os nomes e números dos candidatos a prefeito e vereador, além dos dados dos eleitores aptos a votas na seção correspondente à urna. Após a inclusão dos dados, os equipamentos são lacrados com selos emitidos pela casa da moeda, com propriedades químicas que soltam uma tinta caso alguém tente violar o lacre.
O presidente destacou o trabalho dos 1,7 mil servidores e colaboradores do TRE nesta etapa de preparação do processo eleitoral, espalhados por 18 polos em todo o estado. O polo 1 (Recife), que, além da capital, prepara as urnas das cidades vizinhas de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, será o responsável pela preparação de 5.757 urnas eletrônicas.
Em todo o estado, 23.979 urnas serão preparadas até o final de semana, sendo 9.407 urnas do modelo 2022, 9.064 do modelo 2020, 4.149 do modelo 2015 e 1.359 modelo 2013. Elas ficarão guardadas nos polos regionais do TRE e só sairão na sexta-feira, 4 de outubro, antevéspera da votação, para os 3.328 locais de votação nos 184 municípios.
“Aproveito para reforçar o propósito deste Tribunal Regional em realizar um processo eleitoral seguro, organizado e eficiente, capaz de permitir às pernambucanas e aos pernambucanos o livre exercício do direito fundamental de votar”, disse o presidente.
Além do polo Recife, o trabalho de preparação de urnas também foi iniciado nos polos de Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Palmares, Surubim, Caruaru e Garanhuns. O cronograma completo e os locais de preparação das urnas podem ser conferidos aqui.
Acompanharam a cerimônia o vice-presidente e corregedor, desembargador Humberto Vasconcelos; o juiz auxiliar da Presidência, Breno Duarte; o juiz auxiliar da Vice-presidência, Paulo Vitor; o diretor-geral, Orson Lemos; a assessora-chefe da Presidência, Isabela Landim; o secretário de Tecnologia da Informação, George Maciel; além de outros secretários e assessores do TRE.