
A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira residência beneficiada pelas intervenções do Programa Casa Sem Barreiras, que ampliam a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas. A casa está localizada na Rua Santana, nº 10-A, na comunidade da UR-5, e foi beneficiada com obras no valor de R$ 11 mil, incluindo adaptação e ampliação do banheiro e melhoria do acesso ao imóvel. O prefeito João Campos participou da entrega.
Durante a inauguração, o prefeito destacou o simbolismo da primeira entrega do programa. “A gente está inaugurando hoje a primeira Casa Sem Barreiras. Aqui foi feito um banheiro acessível, criando uma suíte com o quarto. Essa é a primeira da cidade inaugurada, e agora vão vir centenas, milhares. Quando a gente bater mil obras, sempre vai ter tido a primeira inaugurada”, afirmou João Campos.
A moradora Alexsandra da Silva Gomes, 48 anos, que reside com a família no local e se desloca com cadeira de rodas, ganhou mais autonomia, segurança e qualidade de vida com melhorias no banheiro e na área externa. Por sugestão dela, o sanitário foi conectado ao quarto e transformado em uma suíte acessível. Em 2024, a residência já havia ganhado mais segurança com uma obra de contenção de encosta do Programa Parceria, executada em alvenaria armada e tela argamassada.
Alexsandra relatou a diferença que a intervenção trouxe para sua rotina. “Antes, a acessibilidade era muito complicada. Eu sempre precisava da ajuda de alguém, tanto para o banho quanto para usar o vaso sanitário. Era muito difícil. Agora vou ter mais autonomia para fazer algumas coisas sozinha, sem precisar de tanta ajuda. Fez muita diferença na minha vida. Está sendo maravilhoso para mim”, disse.

As melhorias do Programa Casa Sem Barreiras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), que fornece projeto, materiais e mão de obra. As intervenções incluem adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. A Defesa Civil do Recife conta com equipes especializadas na realização de obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta.
CRITÉRIOS DO PROGRAMA – Os critérios de seleção dos beneficiários seguem a legislação municipal e federal. Além do critério de pessoas usuárias de cadeiras de rodas, serão priorizadas famílias inscritas no CadÚnico, com idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Esses fatores permitem que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e nas quais as intervenções terão impacto social mais significativo.



