
O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Professor Edmo (sem partido), comemorou com entusiasmo os resultados do Carnaval 2026 no município da Zona da Mata. Segundo ele, a festa foi marcada pela organização, participação popular e pela união administrativa em torno do evento.
“O carnaval foi um sucesso estrondoso. Foi uma demonstração de alinhamento administrativo e político, de gente que quer o melhor pra Vitória”, afirmou, ao fim da noite da terça-feira, que marcou o encerramento do sexto carnaval sob a liderança do prefeito Paulo Roberto (MDB).
Conhecido pelos tradicionais blocos com nomes de bichos — como Leão, Camelo, Girafa, Cisne e Zebra — e pelos carros alegóricos, o Carnaval de Vitória reforça sua identidade como a festa das alegorias, onde os bichos se encontram. A programação teve início ainda no dia 1º de janeiro, com o desfile do bloco Acorda Corno, e seguiu oficialmente de forma contínua a partir da quinta-feira à noite.
“Ao longo desses seis anos, conseguimos fortalecer as nossas raízes, garantindo espaço para os clubes de frevo, para as alegorias, para os clubes líricos e para as manifestações culturais que fazem parte da nossa história. Ao mesmo tempo, respeitamos o desejo popular, mantendo a tradição dos trios elétricos, que também fazem parte da identidade carnavalesca da cidade”, comentou o vice-prefeito.
Além da equipe municipal, a folia contou com o apoio da deputada federal Iza Arruda (MDB), presente durante toda a programação, e com a colaboração do secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda (MDB), integrante da gestão do prefeito João Campos (PSB). Outro nome destacado foi Alexandre Ferrer, secretário de Desenvolvimento Econômico do município e diretor comercial da Pitú.
“Eu digo sempre que Vitória tem cheiro de aguardente. Quando a gente vai chegando do Agreste, baixa os vidros do carro e já sente o cheirinho de aguardente, lembrando do carnaval”, disse Edmo.
No campo da gestão pública, a prefeitura disponibilizou pontos de hidratação gratuitos, distribuição de protetor solar e postos de saúde completos ao longo do percurso. A Secretaria da Mulher também montou um posto avançado, reforçando a campanha “não é não no carnaval o ano inteiro” e orientando contra músicas que estimulem a violência doméstica ou desvalorizem a mulher.
O secretário de Defesa Social e Segurança Pública, Décio Canuto Filho, destacou o clima de tranquilidade durante a festa. “Encerramos o período carnavalesco com a satisfação do dever cumprido. A festividade foi marcada pela tranquilidade e pela paz social, sem registro de ocorrências envolvendo lesões corporais graves ou homicídios, não apenas no circuito da festa, mas em todo o município”, afirmou, ressaltando também as apreensões realizadas pela Polícia Militar e a atuação da ROMU na recuperação de motocicletas com restrição de roubo.
“A prefeitura ainda vai divulgar os números consolidados do Carnaval 2026, mas tenho certeza de que, neste ano, a qualidade da festa superou todos os números. O carnaval de Vitória é cada vez mais medido qualitativamente do que quantitativamente. Mais do que a cidade lotada — como esteve —, celebramos o nível de qualidade reconhecido pelas pessoas o tempo todo”, concluiu o vice-prefeito.



