Olinda conheceu, na manhã desta quinta-feira (25.04), os novos membros do Conselho Municipal de Saúde, empossados pelo prefeito, Professor Lupércio, no auditório da Faculdade de Medicina de Olinda, em Bairro Novo. O novo grupo, que tem mandato de dois anos, é responsável por definir e deliberar sobre as políticas de saúde que o Poder Executivo vai implementar. Ele é composto por 20 membros representando três segmentos: Gestão Municipal, Usuários do SUS e Trabalhadores da Saúde.
Os usuários são representados por movimentos sociais e associações comunitárias, já os trabalhadores têm voz através dos órgãos representantes de classe.
Após assinar o termo de posse, o prefeito, Professor Lupércio, ressaltou o poder de diálogo da Gestão com os conselheiros para os avanços implementados na Rede Municipal de Saúde, como aumento de clínicas de fisioterapia e clínicas para públicos específicos, como idoso, homens e crianças. “Quando assumimos só havia um núcleo de fisioterapia e hoje acrescentamos três: dois em Águas Compridas e Ouro Preto. Criamos a Clínica do Idoso, a Clínica do Homem e a da Criança. Esse Conselho que está saindo fez um excelente trabalho e o que está entrando eu tenho certeza que vai dar continuidade. Estou cada dia mais motivado para trabalhar pela população da Marim das Caetés”, ressaltou.
A secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou, lembrou que todas as conquistas vieram pelo poder do diálogo e que essa é e melhor forma de construir políticas públicas que realmente atendam às expectativas dos usuários. “Sem diálogo a gente não dá um passo à frente. A necessidade da população é grande e o orçamento precisa ser continuamente discutido. É dessa forma, ouvindo as pessoas, que conseguimos chegar naqueles que são mais invisibilizados”, pontuou.