O serviço de urgência e emergência em saúde de Olinda ganhou um reforço de peso nesta quinta-feira (27.07), quando foi inaugurada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Rio Doce – Professor Germano Coelho. O equipamento vai funcionar 24 horas com um perfil de atendimento de média complexidade no atendimento nas especialidades de clínica médica e pediatria. A previsão é de 4.500 atendimentos por mês.
A estrutura dispõe de recepção, sala de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, nebulização, consultórios para atendimento, farmácia, engenharia clínica e fornecimento de gases medicinais. São nove leitos, distribuídos em dois para observação de emergência (sala vermelha), quatro para observação de urgências adulto (masculino e feminino), mais dois para pediatria. Esses compõem a sala amarela. Completa a lista mais um leito para isolamento.
Para atender esses pacientes haverá médicos das duas especialidades – clínico e pediatra – nas 24 horas. São três clínicos e dois pediatras por plantão, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutrição. O serviço social estará disponível por 12 horas.
Os pacientes atendidos na UPA terão serviço de apoio diagnóstico e terapêutico com os seguintes exames disponíveis: laboratório de patologia de urgência (bioquímica, hematologia e uroanálise), radiologia, eletrocardiograma e gasometria arterial. Também será disponibilizado raios-X e farmácia.
“A UPA, hoje, é uma realidade e estamos com toda equipe formada e pronta para atender a população, que já vai poder contar com o atendimento de urgência e emergência”, ressaltou a secretária de Saúde de Olinda, Ana Claudia Callou.
A administração do equipamento será feita por uma Organização Social em Saúde (OSS), escolhida através de licitação pública. Ela fica responsável pela remoção dos pacientes para unidades de maior complexidade, exames complementares e pareceres de outras especialidades.
A oferta de urgência e emergência em Olinda também conta com o Serviço de Pronto Atendimento, no bairro de Peixinhos; e o SAMU, cuja base fica no Varadouro e atende todo município. “Saber que agora vou poder contar com uma UPA bem perto da minha casa é muito bom”, disse a Sra Maria Aparecida dos Santos, moradora de Rio Doce.
O prefeito de Olinda, professor Lupércio, esteve presente no ato inaugural e falou da satisfação de entregar a unidade de saúde para a população. “Não medimos esforços para que Olinda pudesse ter a primeira UPA construída e que será administrada pelo município. Quero, desde já, agradecer a todos funcionários que estão à disposição do povo e é para o povo que a gente trabalha”, concluiu Lupércio.