Nos dias 11 e 12 de setembro (quarta e quinta), o programa itinerante Alepe Cuida chega ao município de Tamandaré, trazendo uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania. A ação será realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Tamandaré, localizada na Av. Dr. Leopoldino Lins, 635 – Tamandaré. O atendimento acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Serviços de saúde com agendamento
Para agendar consultas e exames, o público poderá realizar o agendamento a partir de sexta-feira, 5 de setembro. Os horários para agendamento são de segunda a quinta, das 8h às 16h, e sexta, das 8h às 13h, pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026.
As especialidades disponíveis para agendamento incluem ultrassonografias de mama, tireoide, abdômen total (necessário jejum de 8 a 12 horas), endovaginal, mamografia, odontologia, oftalmologia, além de consultas em pediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, cardiologia com eletrocardiograma e nutrição. Os exames de ultrassonografia estarão disponíveis para pacientes a partir de 15 anos, e as mamografias para pessoas a partir de 40 anos.
Serviços de saúde com demanda livre
Serão realizados atendimentos no ambulatório do pé diabético, exame citológico, vacinação, verificação de sinais vitais, práticas integrativas, além de testagens e aconselhamentos para HIV, Covid, HPV e hanseníase.
Serviços de cidadania com demanda livre
Na área de cidadania, o Alepe Cuida conta com parcerias para oferecer diversos serviços à população. No Espaço do Empreendedor e da Empreendedora, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae, serão oferecidas orientações sobre regularização de microempresas, gestão de negócios, obtenção de microcrédito e exposição de produtos.
A Defensoria Pública de Pernambuco prestará serviços como ofício de encaminhamento para habilitação de casamento, orientação jurídica, bem como ações de menor complexidade, como pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e retificação de registro.
No estande do Instituto Tavares Buril e Secretaria de Defesa Social, será possível emitir primeira ou segunda vias de RGs. A primeira identidade e o RG para pessoas a partir de 60 anos são isentos de taxa; nos demais casos, é preciso realizar pagamento de R$ 29,90 para a segunda via. Para esses serviços, é necessário levar certidão de nascimento ou casamento originais e comprovante de pagamento. As fotos serão realizadas no local.
O Detran estará disponível para emitir o CRLV 2024, renovar CNHs com captura de foto, emitir boletos para pagamento, consultar pontuação da CNH e agendar outros atendimentos.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também estará presente no Alepe Cuida, realizando pequenas audiências, conciliações e orientações jurídicas.