A Câmara Municipal do Ipojuca aprovou nesta terça-feira (17) um projeto de resolução que concede o título de cidadã ipojucana à professora Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, primeira mulher a ser empossada como reitora da Universidade de Pernambuco (UPE).
O projeto é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Deoclécio Lira, que ressaltou a trajetória de Maria na área educacional, reconhecendo os seus relevantes serviços prestados ao município de Ipojuca. Maria é natural de Jaboatão dos Guararapes, mas iniciou sua trajetória escolar na unidade de ensino da Usina Ipojuca, lugar onde foi alfabetizada e morou até o início da adolescência.
“Já alfabetizada, conseguiu um cargo de chefia, onde fazia a escala dos trabalhadores da Usina Ipojuca, sendo um orgulho para o povo ipojucano fazer parte da formação de uma pessoa de grande destaque no mundo acadêmico. Esperamos obter apoio dos nobres pares para aprovação do projeto de resolução”, afirmou.
PERFIL
Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Pesquisadora do CNPq. É professora associada com regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica.
Foi vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, avaliadora do Ministério da Educação e Cultura e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Foi docente do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, bem como do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).