Nesta terça-feira (17) pai e filho sofreram um choque numa parada de ônibus, em Ipojuca, no Grande Recife. No vídeo que circula na internet, os turistas de São Paulo aparecem agarrados à estrutura metálica de um poste, que fica bem próximo à parada.
“Felizmente as vítimas estão vivas, mas voltarão para a cidade natal com esse triste relato e o trauma sofrido. Situação perigosa e que nos envergonha demais. Também é comum esse tipo de situação envolvendo animais”, destacou o deputado estadual Gilmar Júnior (PV).
O parlamentar é autor do Projeto de Lei 2018/2024, publicado no último mês de junho, que objetiva acabar com esse risco. A proposição determina a utilização de postes de iluminação de concreto ou de outros materiais que não conduzam eletricidade.
Gilmar Júnior traz mais detalhes: “Para os casos em que não seja possível a troca da estrutura metálica, o PL determina que haja vistorias regulares, a fim de não expor a população, especialmente em locais públicos”. De acordo com o deputado, a proposição ainda não chegou a tramitar nos colegiados temáticos da Casa. Ele espera celeridade na questão, por se tratar de cuidado com a vida.
São sete as comissões que têm relação com a matéria: Constituição, Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; Assuntos Municipais, Meio ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Saúde e Assistência Social.