
Mais de 400 jovens de 19 comunidades dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, inscritos no Projeto Enter Jovem, foram capacitados para o mundo do trabalho, com foco em empregabilidade, cidadania e desenvolvimento comunitário. A entrega dos certificados acontecerá nesta sexta-feira (24), no Clube Municipal de Ipojuca, a partir das 13h, e contará com apresentações culturais, em uma celebração com os familiares e parceiros do projeto.
“Durante oito meses promovemos a qualificação socioprofissional de jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, contribuindo para elevar a capacidade de inserção produtiva e o repertório social, emocional, cultural e ambiental destes jovens. Antes mesmo da finalização das aulas, muitos alunos já estavam empregados. É um projeto muito potente, que contou com o apoio e o engajamento das comunidades, dos educadores sociais e de inúmeros parceiros”, destacou a gerente de projetos do Instituto Enter Jovem, Cleide Moraes.
Ela explica que ao longo de três anos (2025 a 2027), o projeto vai beneficiar 2,4 mil jovens, em uma parceria do Instituto Enter Jovem com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, oferecendo aulas teóricas e práticas, oficinas, visitas técnicas e culturais e fortalecendo o protagonismo juvenil.
Durante este primeiro ciclo de 2025, foram 265 horas-aula, durante oito meses, com mais de 40 visitas culturais e técnicas, que levaram os jovens a conhecerem teatros, museus, centros culturais, além de vivenciarem in loco o funcionamento de empresas e trocarem ideias com profissionais. Os alunos também realizaram projetos de intervenção comunitária, identificando necessidades e sugerindo soluções para seus territórios, participaram do Desafio Empreender, no qual vinte projetos receberam R$ 2 mil de capital semente para iniciarem seu próprio negócio, além de participarem de palestras e aulas práticas sobre diversos conteúdos, como, por exemplo, como se portar em uma entrevista de emprego.
Cleide Moraes ainda ressalta que o projeto, além de educar para o mundo do trabalho, provoca o pensamento crítico e reflexões dos jovens. “Durante as aulas, criamos os Comitês de Juventudes, com jovens líderes escolhidos por seus próprios colegas. Vivenciamos discussões potentes sobre a importância das lideranças nas salas de aula e nas comunidades e o que esse trabalho pode trazer de retorno positivo para suas comunidades”, completou.
Quem participou do projeto
O ciclo 2025 do Enter Jovem inscreveu pessoas entre 15 e 29 anos que estavam cursando ou já tinham concluído o Ensino Médio em escolas públicas e eram moradores das seguintes comunidades:
- Cabo de Santo Agostinho: Nova Vila Claudete, Vila Claudete Primeira, Gaibu, Algodoais, Engenho Tiriri, Vila Nazaré, Engenho Serraria, Engenho Massangana e Vila Suape.
- Ipojuca: Mercês, Engenho Guerra, Engenho Trapiche, Vila Estaleiro, Vila Califórnia, Penderama, Engenho Tabatinga 1 e 2, Nossa Senhora do Ó e Jagatar.
As aulas foram ministradas por educadores sociais da própria comunidade, que passaram por um processo de seleção e formação durante todo o ano. Ainda neste ano de 2025 serão anunciadas as inscrições para o próximo ciclo, que terá início em fevereiro de 2026.
Cerimônia de Certificação Enter Jovem 2025
Data: 24/10/2025
Hora: 13h às 18h
Local: Clube Municipal de Ipojuca (Av. Francisco Alves de Souza, 228, Ipojuca/PE)



