Já parou para pensar que você sabe o que tem que ser feito e mesmo assim faz o oposto do que deveria fazer?
Você: Tenho que guardar dinheiro para as coisas importantes
Dinheiro cai na conta: Acho que vou comprar uma sanfona.
Muitas pessoas acham que muitas decisões que tomamos são racionais, mas estão enganados, muitas delas são irracionais, muita gente sabe que beber e depois dirigir é proibido, mesmo assim muitas pessoas fazem, muita gente sabe que é proibido gastar mais do que recebe, porém, temos mais de 70% da população brasileira em estado de endividamento, sabemos que fuma causa câncer e está escrito na embalagem e mesmo assim, muitas pessoas fumam, você acha mesmo que tudo isso é racional? Agora que você entendeu que não, vamos para a próxima etapa.
Imagine como no desenho animado, existem dos eu’s dentro de você, o eu planejador e o eu impulsivo.
O eu planejador, organiza toda sua vida, desde exercício, alimentação e organização financeira, tem visão de longo prazo, sabe que precisa sacrificar um pouco do hoje para ter muito mais no futuro.
Já o eu impulsivo é míope, não consegue enxergar nada além de um palmo na sua frente, é imediatista e quer viver como se não houvesse amanhã.
Mas como fazer com que o eu planejador consiga permanecer mais tempo no controle do que o seu eu impulsivo?
Existem duas formas: O ambiente e a ambiência.
O ambiente é o local que você está inserido e como esse ambiente de afetar positiva ou negativamente. Já imaginou um alcoólatra ir para um bar? As chances de erro são muito grandes, então o ambiente não o ajuda, em contrapartida, imagine a sua casa e todos estão fazendo dieta, o ambiente vai te ajudar a seguir firme na sua dieta. Então devemos procurar ambiente que nos ajude a fazer aquilo que tem que ser feito.
Já ambiência é como eu me comporto de dentro para fora, talvez eu esteja em um ambiente que não seja apropriado para mim, mas estou tão convicto de que eu não quero, que o ambiente não irá me afetar, pois tenho uma boa ambiência, é você estar economizando, ir ao shopping e não comprar nada, mesmo desejando algumas coisas, mas você só queria passear.
Quando você junta o ambiente mais a ambiência, o seu EU planejador, consegue ficar no controle por mais tempo, fazendo que o seu eu impulsivo não atrapalhe o planejamento.
Por: Rhaldney Piauilino