A tradição politica pernambucana ensina que quem é bem votado no Recife tem capacidade de influir no voto dos demais municípios metropolitanos. Com base nessa premissa e na constatação, já feita através de pesquisas, de que a boa imagem do prefeito João Campos se estende hoje além dos limites da capital, com forte conotação metropolitana, o PSB deseja aproveitar o momento para ajudar os demais candidatos a prefeito da sigla na RMR ou aqueles que estarão coligados à legenda, a receber e divulgar o apoio de João a suas candidaturas.
“João estará à disposição para isso”- afirma o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes. Sendo assim, da mesma que os candidatos normalmente fazem registro do apoio do presidente ou do governador (no caso governadora) às suas candidaturas, os socialistas ou coligados poderão fazer o mesmo com o prefeito da capital. Este blog teve informações de pesquisas realizadas em Paulista e Olinda mostrando um alto grau de simpatia pelo prefeito recifense. Com poucos candidatos a prefeito expressivos na RMR – os mais revelantes já conhecidos são Vinicius Labanca, em São Lourenço da Mata, também muito bem avaliado, e Júnior Matuto, em Paulista – os socialistas terão a chance de espalhar seus tentáculos por toda a região mais populosa do estado.
Segundo Sileno, além dos nomes acima, o PSB terá candidatos próprios a prefeito, até agora, em Moreno, Itamacará e Camaragibe. “Em Jaboatão vamos apoiar Elias Gomes, que é do PT; no Cabo, Lula Cabral; em Ipojuca, Carlos Santana; Flávio Gadelha, em Abreu e Lima; em Olinda temos Gleide Ângelo que deve ser candidata se Luciana Santos não for; em Igarassu devemos apoiar Mário Ricardo. O advogado eleitoral Lêucio Lemos informou a este blog que a lei eleitoral, num caso desses, permite ao apoiador, no caso João Campos, comparecer a atos de campanha dos candidatos e até pedir votos, após eles estarem registrados na Justiça Eleitoral. Na fase de pré-campanha ele pode enaltecer as qualidades do pré-candidato e comparecer a atos, mas ainda não poderá pedir votos. Em todos os casos, os candidatos vão poder exibir fotos com João Campos em locais fechados e na Internet.
Da redação do Radar Metropolitano com informações do Blog Dellas