Atualmente, em Pernambuco, a maior fila de espera para realização de procedimento cirúrgico em ginecologia é para histerectomia total(Remoção de todo útero, incluindo o colo), com 5.240 pacientes. O Cuida PE Mulher, programa visando ampliar a oferta de procedimentos e tratamento cirúrgico a mulheres na rede de saúde pública estadual, foi lançado ontem terça-feira (7), véspera do dia internacional da mulher, pela governadora Raquel Lyra. Mais de sete mil consultas e exames na área de ginecologia serão oferecidos por meio da iniciativa, além de cerca de 20 mil procedimentos cirúrgicos eletivos. Através da intensificação dessas ações, a iniciativa contribuirá para a redução no tempo de espera.
O lançamento do programa aconteceu na sede da secretaria de saúde, no recife, com a presença da vice-governadora Priscila Krause. A implantação do programa já será neste mês de março, em toda a rede de saúde pública do estado, no âmbito do sistema único de saúde (sus). Dessa forma, o programa planeja evitar complicações secundárias à evolução de doenças por perda do tempo cirúrgico, assegurar investimentos adequados para recuperar e ampliar a rede hierarquizada, além de investir na parceria com os municípios e serviços de média e alta complexidade.
Os mais de sete mil exames e consultas na área de ginecologia serão oferecidos em hospitais, unidades pernambucanas de atenção especializada (UPAES) e clínicas conveniadas. Ao todo, o Cuida PE Mulher irá contemplar 46 tipos de procedimentos cirúrgicos diferentes.