A Prefeitura do Recife abriu cinco abrigos, na manhã desta quarta-feira (24), para acolher famílias que necessitarem deixar suas casas provisoriamente, em função das fortes chuvas que atingem a cidade. Os espaços estão recebendo demandas espontâneas das pessoas e encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os locais estão situados em áreas alagadas.
Seguem os locais e endereços:
CSU Bidu Krause – Avenida 11 de agosto SN
Escola Paulo Sexto VI – Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro
Escola Diná de Oliveira – Rua São Mateus, s/n, Iputinga
Escola Célia Arraes – Rua José Noya, 117, Várzea
Igreja Batista de Coqueiral – Rua Coripós, 91, Coqueiral
Devido às fortes chuvas nesta quarta-feira (24), alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura do Recife tiveram atendimento presencial alterados. As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e a população deve procurar sair de casa apenas em caso de necessidade.
ALERTA MÁXIMO – O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou em Estágio de Alerta Máximo às 7h20 desta quarta-feira (24). Isso indica que a rotina da cidade foi impactada por chuvas extremas. A população deve permanecer em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. Uma ampla força-tarefa foi acionada para prevenir perdas e salvar vidas.
A previsão de tempo indica possibilidade de chuvas moderadas no Recife nas próximas 24 horas. As equipes municipais estão mobilizadas e monitorando a situação. As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e a população deve procurar sair de casa apenas em caso de necessidade.
Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 117,59 mm na estação pluviométrica do Pina, o equivalente a mais de um terço da média histórica de todo o mês de maio, que é de 328,90mm. As chuvas foram fortemente concentradas nas últimas 12h, em que choveu 111,87 mm. A Defesa Civil recebeu 194 chamados da população, referentes a pedidos de vistorias e solicitação de lonas.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.
PRINCIPAIS PONTOS DE ALAGAMENTO:
Av. Recife x Dois Rios
Av. Antônio de Góes – Pista Sul
Av. Caxangá
Av. Gen. San Martin
BR-101 Rod. Gov. Mário Covas
Av. Gov. Agamenon Magalhães – Pista Central
Av. Norte Miguel Arraes de Alencar
Av. Eng. Domingos Ferreira – Pista Oeste
Av. Mal. Mascarenhas de Morais x Próx. a Hyundai
Est. dos Remédios
Av. Sul
Av. Recife
Av. Eng. Abdias de Carvalho
Av. Cruz Cabugá