
Profissionais de saúde dos Hospitais Miguel Arraes (HMA), Dom Helder Câmara (HDH) e da UPA de São Lourenço da Mata, unidades da Rede FGH, participam da Capacitação em Preparação e Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IVM). O evento é promovido pela Força Nacional do SUS, unidade da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), e acontece de hoje (27) até sexta-feira (29), no auditório do IMIP, no Recife.
O evento tem por objetivo fortalecer as capacidades locais e regionais de resposta a emergências em saúde pública através da qualificação de profissionais de saúde, da segurança pública, defesa civil e outros setores estratégicos envolvidos em situações de múltiplas vítimas. Cerca de 300 profissionais participam da capacitação.
Na programação do evento, exposições técnicas, oficinas práticas e uma simulação realística interinstitucional, que acontece na sexta-feira, no Ginásio Geraldão, no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife. A ideia é que cada participante da capacitação se torne um multiplicador, disseminando as informações para a rede de saúde, promovendo a integração entre os serviços e a padronização dos protocolos assistenciais.
Para o ortopedista Fagner Athayde, coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Miguel Arraes, participar de um evento como esse está sendo uma experiência enriquecedora: “mais do que aprimorar técnicas, nós fortalecemos a integração com os diversos organismos de urgência e emergência, o que nos capacita ainda mais para reduzir impactos e salvar vidas”, destaca.
Ao investir na capacitação de seus profissionais, a Rede FGH reafirma seu compromisso em preparar equipes cada vez mais qualificadas e alinhadas às melhores práticas, garantindo uma assistência mais segura, eficiente e humanizada aos pacientes. Essa é a responsabilidade da Fundação Gestão Hospitalar e também a forma de cuidar de quem mais precisa.