Contribuir para a redução das desigualdades e para a construção de uma sociedade mais justa. Esses são alguns dos objetivos da parceria firmada entre o Senac Pernambuco e o Instituto Fênix para capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. A ideia é possibilitar oportunidades de emprego e educação profissional a jovens entre 14 e 23 anos egressos do sistema socioeducativo e seus familiares.
Ao todo, estão sendo ofertadas 450 vagas para jovens de Recife, Paulista e Caruaru. Os selecionados receberão palestras sobre currículo, dicas para entrevistas de emprego, acompanhamento psicossocial e orientações quanto às documentações exigidas pelo Programa de Aprendizagem do Senac. Em seguida, o currículo do candidato entrará no banco de talentos do Instituto Fênix e será disponibilizado para empresas que tenham interesse em contratá-lo como jovem aprendiz.
Além de desenvolver as competências profissionais dos jovens, o Senac Pernambuco dará a eles formação profissional por meio de cursos nas áreas de importação e exportação, administrativo, desenvolvimento de softwares, vendas e supermercados. As aulas serão realizadas nas dependências da própria instituição de ensino.
Para Fabia Heinzel, coordenadora do Núcleo de Programas Educacionais do Senac Recife, a iniciativa não apenas capacita jovens em situação vulnerável, mas também proporciona às empresas uma oportunidade de exercer responsabilidade social e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “Esta parceria oferece aos jovens acesso ao emprego formal e à educação profissional de alta qualidade”, destaca.
Para participar da capacitação, os jovens interessados devem fazer uma pré-inscrição na sede do Instituto Fênix, localizada na Rua dos Coelhos, 485, no bairro dos Coelhos, área central do Recife, ou pela internet no perfil oficial da organização no Instagram (@institutofenixpe). A entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (81) 3033-5066 ou pelo e-mail contato@fenixpe.org.